segunda-feira, 22 de junho de 2026

10 de julho: Caprifeira de Afonso Bezerra movimenta economia, fortalece a caprinocultura e valoriza a cultura regional

 


O município de Afonso Bezerra se prepara para realizar mais uma edição da tradicional Caprifeira, considerada uma das maiores feiras de caprinos da região Central do Rio Grande do Norte. O evento já se consolidou como uma importante vitrine para a caprinocultura, além de impulsionar a economia local e fortalecer diversos setores produtivos do município.

A iniciativa conta com o apoio da gestão do prefeito Haroldo de Jango, que tem demonstrado compreensão da importância estratégica do setor agropecuário para o desenvolvimento econômico da cidade. A Caprifeira vai muito além da exposição e comercialização de animais, envolvendo produtores rurais, comerciantes, empreendedores, artesãos, prestadores de serviços e o setor de entretenimento.

Durante o evento, a expectativa é de intensa movimentação financeira, com a geração de oportunidades de negócios, fortalecimento da agricultura familiar e valorização dos criadores da região. Além disso, a programação contempla atividades técnicas, exposições, concursos, comercialização de animais e apresentações culturais que preservam as tradições do homem do campo.

Outro destaque da Caprifeira é a programação artística, que reúne grandes atrações musicais e atrai visitantes de diversas cidades do estado, contribuindo para aquecer a rede hoteleira, o comércio e os serviços locais. A festa se transforma em um verdadeiro encontro entre negócios, cultura, tradição e lazer.

Com mais uma edição da Caprifeira, Afonso Bezerra reafirma sua vocação para a caprinocultura e fortalece sua posição como referência regional no setor, promovendo desenvolvimento econômico, geração de renda e valorização das potencialidades do campo.

Uma feira que une produção, cultura, entretenimento e oportunidades, consolidando Afonso Bezerra como um dos principais polos da caprinocultura potiguar.

 

 


Porto do Mangue: Cristiane Barbosa se destaca com mandato voltado para ações concretas em benefícios de sua gente

 


A vereadora de primeiro mandato, Cristiane Barbosa, vem se tornando uma grata surpresa no cenário político de Porto do Mangue. Com uma atuação pautada pela busca de soluções para demandas importantes da população, a parlamentar tem demonstrado que o exercício do mandato pode ir além dos discursos e das disputas políticas.

Na última semana, Cristiane esteve na Escola Municipal Dom Bosco, localizada no Assentamento Tocantins, onde contribuiu com a entrega de ventiladores para a unidade de ensino. A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais conforto aos alunos, professores e demais profissionais que convivem diariamente no ambiente escolar.

A ação evidencia a sensibilidade da vereadora para questões que impactam diretamente a qualidade do aprendizado. Mais do que representar a comunidade, Cristiane também fala como mãe e conhece de perto a importância de oferecer condições adequadas para o desenvolvimento educacional das crianças e jovens, especialmente em períodos de altas temperaturas.

Sua postura tem chamado atenção por priorizar a construção de soluções e parcerias em benefício da população. Em vez de transformar a política em um espaço de ataques e confrontos, a parlamentar demonstra que é possível construir pontes e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas no município.

Palavra da parlamentar

“Nosso mandato busca somar com a gestão do nosso prefeito. Oferecer benefícios é tentar soluções para as necessidades do nosso município. Seguiremos firmes com o intuito de colaborar para mais desenvolvimento para o nosso povo”, destacou Cristiane Barbosa.

Com iniciativas voltadas para atender necessidades reais da população, a vereadora segue consolidando sua atuação como uma das vozes que buscam contribuir para o desenvolvimento de Porto do Mangue e para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Fortalecendo vínculos: Vereadora participando e presenciando o ambiente escolar


Pedal de São Pedro reúne ciclistas e reforça tradição dos festejos do padroeiro em Macau; cresce expectativa para festa social

 


Com grande movimentação de ciclistas pelas ruas de Macau, o Pedal de São Pedro movimentou a cidade na manhã deste domingo, fortalecendo ainda mais a programação religiosa e social em homenagem ao padroeiro da comunidade portuária.

A iniciativa, promovida pela equipe pastoral da Capela de São Pedro, chamou a atenção da população salineira para o novenário que acontece desde o último dia 19 de junho, reunindo fé, esporte, confraternização e participação popular.

O evento teve como objetivo incentivar a integração das famílias, promover hábitos saudáveis e, ao mesmo tempo, divulgar a programação dos festejos de São Pedro, uma das celebrações religiosas mais tradicionais do município.



Festa social promete movimentar o Porto de São Pedro

Além da programação religiosa, os festejos contam com uma intensa agenda social. Entre os dias 25 e 29 de junho acontece o tradicional Roçado de São Pedro, evento que reúne famílias e visitantes para celebrar ao som do autêntico forró pé de serra.

A programação musical contará com atrações como Briola e Ferro na Boneca, Zé Filho Sanfoneiro, Moreninho e os Amigos da Sanfona (Jorge do Acordeon, Pedro Matias, Baixinho da Sanfona e a cantora Léia), além de Jair Doce Pecado e Isac Brasil, artistas que se destacam nos festejos juninos em diversas cidades do Nordeste.

A expectativa da organização é de mais uma grande participação popular, fortalecendo a tradição cultural e religiosa da comunidade do Porto de São Pedro.

Festival de Quadrilhas retorna com premiação de R$ 50 mil

Outra grande atração aguardada pelas famílias salineiras é o retorno do Festival de Quadrilhas Rafael Bruno. O evento volta à programação dos festejos com força total e uma premiação de R$ 50 mil, prometendo atrair grupos juninos de diversas regiões e valorizar a cultura nordestina.

Com uma programação diversificada, que une religiosidade, cultura popular e entretenimento, os festejos de São Pedro reafirmam sua importância como uma das maiores manifestações de fé e tradição do município de Macau.

 








Polícia Militar captura dois foragidos ligados a crimes em Macau

 

Ações integradas entre Polícia Militar, Polícia Civil e denúncias anônimas resultaram na captura de dois criminosos procurados pela Justiça em menos de 48 horas

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou, nos dias 19 e 20 de junho, duas importantes ações que resultaram na prisão de foragidos da Justiça considerados de alta periculosidade e com histórico de atuação criminosa no município de Macau.

A primeira prisão ocorreu na quinta-feira (19), quando equipes da ROCAM e do BPCHOQUE localizaram Rafael Fernandes Machado, conhecido pelos apelidos de “Cicatriz” e “Galeguinho”. O acusado foi encontrado em um bar no bairro de Ponta Negra, em Natal, enquanto assistia ao jogo da Seleção Brasileira.

Contra Rafael havia um mandado de prisão em aberto expedido pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas. Segundo informações da Polícia Militar, ele possui antecedentes relacionados ao envolvimento com organização criminosa e já vinha sendo monitorado por forças de segurança devido à sua atuação na região salineira.

Já na sexta-feira (20), durante diligências realizadas nas proximidades da Arena das Dunas, policiais militares efetuaram a prisão de Jalysson Lima da Rocha, conhecido como “Bebeto”. O foragido se deslocava para assistir ao show da banda Grafith quando foi interceptado pelos agentes.

O mandado de prisão contra Jalysson foi expedido pela 1ª Vara da Comarca de Macau pelo crime de tráfico de drogas. Ele também é apontado pelas autoridades como indivíduo de alta periculosidade e possui passagens anteriores pela polícia.

As duas operações contaram com um trabalho integrado entre as forças de segurança. A Polícia Militar destacou a relevância das investigações conduzidas pela Polícia Civil, que resultaram na expedição dos mandados judiciais, além da colaboração da população por meio de denúncias anônimas que auxiliaram na localização dos suspeitos.

De acordo com a PM, as informações recebidas foram rapidamente compartilhadas entre policiais militares de Macau e Natal, permitindo uma ação eficiente para o cumprimento das ordens judiciais.

Após as prisões, os dois capturados foram conduzidos à delegacia e permanecem à disposição da Justiça.

As ações reforçam o trabalho contínuo das forças de segurança no combate à criminalidade organizada e na retirada de indivíduos considerados perigosos do convívio social, fortalecendo a sensação de segurança para a população de Macau e região.


Leilão do Detran-RN tem motos com lance inicial de R$ 800

 


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) abriu os lances para um leilão com 85 lotes de veículos e sucatas. A disputa ocorre na próxima terça-feira (23), a partir das 10h, e será feita exclusivamente pela internet.

Ao todo, são 49 lotes de veículos aptos à recuperação e retorno à circulação e 36 lotes de sucatas. Os bens foram removidos por infrações de trânsito ou abandonados e estão armazenados em pátios credenciados em Caicó, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

Os lances podem ser feitos no site da Lance Certo Leilões. Para participar, é necessário fazer cadastro no portal da leiloeira com pelo menos 72 horas de antecedência. Pessoas físicas maiores de 18 anos e empresas podem participar da disputa.

Os lotes classificados como sucata só podem ser arrematados por empresas de desmontagem credenciadas pelos órgãos executivos de trânsito, conforme prevê a legislação.

Os interessados poderão fazer visitas aos lotes nos dias 19 e 22, das 8h às 16h.

Em Caicó, estarão disponíveis para visita os lotes de 1 a 18, localizados na RN-288, km 1,1, na Zona Rural.

Em Mossoró, os lotes de 19 a 33 poderão ser vistos no pátio da Avenida Centenária, nº 1.000, no bairro Aeroporto I.

Já em São Gonçalo do Amarante, os lotes a partir do número 34 estão no pátio da Avenida Ruy Pereira dos Santos, nº 2.565, no bairro Olho D’Água.

Segundo o Detran-RN, durante a visitação será permitida apenas a observação visual dos bens. Não será permitido manusear peças, realizar testes mecânicos ou fazer registros em foto e vídeo.



g1 RN*

 


Afonso Bezerra: MPRN recomenda medidas para controle populacional de animais

 


O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Afonso Bezerra adotem medidas coordenadas para o controle populacional de cães e gatos nas vias públicas da cidade. A recomendação aponta relatos e denúncias sobre a proliferação de animais, acúmulo de dejetos com traços de sangue em residências, odor e comportamento de cães contra pedestres e motociclistas.

Há também no documento menção a moradores com suspeita de terem contraído doenças de pele devido à exposição ao ambiente e à falta de manejo sanitário municipal, além de uma resposta anterior da Prefeitura que se limitou a teses teóricas.

Medidas

A primeira medida estabelecida determina que o Município realize, no prazo de 30 dias, um censo populacional para fazer o levantamento quantitativo das colônias de cães e gatos de rua e comunitários, mapeando os pontos de proliferação. A Prefeitura também deve enviar uma equipe de Vigilância Sanitária em até 45 dias para realizar exames clínicos, isolando e tratando os animais com sintomas de patologias transmissíveis ao homem.

O planejamento prevê ainda o início de um programa contínuo de esterilização cirúrgica humanitária no prazo de 60 dias, com prioridade para fêmeas e áreas de maior densidade de animais. Em caráter imediato, o Município deve garantir a inclusão e a busca ativa de todos os animais errantes e comunitários catalogados na próxima campanha de vacinação antirrábica para a imunização compulsória.

O MPRN também fixou prazo de 30 dias para a criação de um regramento de comedouros, normatizando as condições de higiene para cuidadores voluntários. Essa medida proíbe comedouros em locais públicos específicos, como cemitérios e praças de órgãos públicos, e exige o recolhimento de sobras para evitar pragas. Por fim, o MPRN determinou o prazo de 30 dias úteis para que o prefeito e a Secretaria de Saúde informem formalmente à Promotoria de Justiça sobre as providências adotadas.

Confira a íntegra da recomendação.

 


Violência e avanço das facções colocam segurança pública no centro do debate no RN

 


O crescimento da atuação das facções criminosas e os recentes episódios de violência registrados no Rio Grande do Norte têm ampliado a preocupação da população e colocado a segurança pública entre os temas mais debatidos do estado. Diante desse cenário, o pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (PL) defende uma mobilização conjunta entre instituições e sociedade civil para enfrentar o avanço da criminalidade.

A discussão ganhou ainda mais repercussão após o atentado sofrido pelo vereador de Mossoró e pré-candidato a deputado federal Cabo Deyvison (PL), que foi alvo de disparos de arma de fogo durante uma fiscalização em frente à UPA do Alto de São Manoel. O ataque resultou na morte do assessor Allyson Diego e reforçou o alerta sobre a crescente ousadia das organizações criminosas.

Para Jorge do Rosário, o problema da violência já ultrapassou os limites dos grandes centros urbanos e ameaça o desenvolvimento econômico e social de todo o estado. Segundo ele, a insegurança afasta investimentos, dificulta a geração de empregos e impacta diretamente a qualidade de vida da população, exigindo respostas mais efetivas por parte do poder público.

Ao percorrer municípios potiguares durante a pré-campanha, Jorge afirma que a segurança aparece entre as principais preocupações dos cidadãos. O pré-candidato defende a união entre forças de segurança, instituições, entidades representativas e sociedade organizada para construir soluções concretas que fortaleçam o combate ao crime e devolvam a tranquilidade às famílias do Rio Grande do Norte.

 


Educação: Novo piso do magistério é sancionado e passa a R$ 5,1 mil em 2026

 


O Governo Federal sancionou a lei que estabelece o novo piso salarial nacional dos profissionais da educação básica em R$ 5,1 mil para uma jornada de 40 horas semanais. A medida, publicada nesta sexta-feira (19), representa um reajuste de 5,4% em relação ao valor praticado em 2025, que era de R$ 4.867,77.

O aumento garante ganho real aos profissionais da educação, ficando cerca de 1,5% acima da inflação acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que fechou 2025 em 3,9%. Os efeitos financeiros da nova legislação retroagem a janeiro de 2026.

Outro ponto importante da nova lei é a ampliação do conceito de profissionais do magistério. Além dos professores em sala de aula, passam a ser contemplados aqueles que exercem funções de apoio pedagógico, como diretores escolares, coordenadores, supervisores e profissionais de planejamento educacional.

Nova fórmula de reajuste

A partir de agora, a atualização anual do piso será realizada por ato do Ministério da Educação (MEC), até o último dia útil de janeiro de cada ano. O cálculo levará em consideração dois fatores:

  • A variação anual do INPC;
  • Metade da média do crescimento real das receitas do Fundeb nos cinco anos anteriores.

A legislação também estabelece critérios para evitar distorções. O reajuste não poderá ser inferior à inflação medida pelo INPC nem superior ao crescimento das receitas do Fundeb registrado entre os dois anos anteriores.

Mais transparência

A nova norma determina ainda que o Ministério da Educação divulgue anualmente a memória de cálculo utilizada para definir o reajuste. As informações deverão estar disponíveis em plataforma de dados abertos, contendo metodologia, série histórica e dados detalhados das receitas consideradas no cálculo.

A medida fortalece a política de valorização dos profissionais da educação e busca garantir maior previsibilidade e transparência na definição do piso salarial nacional da categoria.

 


sábado, 20 de junho de 2026

Divergências políticas expõem desafios de unidade no campo de apoio a Allyson Bezerra; principalmente no interior do RN

 

Imagem Macau em Fotos

Nos últimos movimentos políticos observados no Rio Grande do Norte, especialmente em cidades como Macau e também em articulações que se estendem ao cenário estadual, começam a surgir sinais de desalinhamentos dentro de grupos que integram ou orbitam o projeto político do ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).

O cenário, que em tese deveria ser de consolidação de alianças e fortalecimento de base, passa a apresentar episódios de tensões internas e discursos desencontrados entre lideranças que compartilham o mesmo campo político. Em alguns casos, essas divergências deixam de ser apenas questões internas e passam a ganhar repercussão pública, ampliando o impacto político do debate.

Entenda

Um dos pontos que chamou atenção recentemente foi o comportamento de figuras políticas ligadas a esse ambiente de articulação, onde críticas públicas entre aliados e posicionamentos mais duros acabam expondo fragilidades na coesão do grupo. Esse tipo de movimentação, embora comum em processos de construção de alianças amplas, pode gerar ruídos e alimentar leituras de instabilidade.

Ao mesmo tempo

O discurso mais contundente de algumas lideranças contra antigos aliados também contribui para tensionar ainda mais o ambiente político, quando o ex-deputado Kelps Lima anda tumultuando a Federação PP/União Brasil quando ataca os próprios aliados da legenda da qual faz parte . Quando essas críticas ocorrem dentro do mesmo espectro de apoio, o efeito tende a ser duplo: ao mesmo tempo em que reafirma posicionamentos individuais, também evidencia a dificuldade de alinhamento coletivo.

Em Macau

Como foi visto no dia de ontem(19) com cada liderança em seu território, esse quadro se soma a disputas locais e rearranjos políticos que refletem a complexidade da formação de palanques para disputas estaduais. O resultado é um ambiente onde interesses diversos convivem sob o mesmo projeto, mas nem sempre caminham em sintonia.

Esse tipo de desentrosamento não é incomum na política, especialmente em grupos que crescem rapidamente e agregam diferentes lideranças, cada uma com sua própria trajetória, base eleitoral e visão estratégica. No entanto, a exposição pública dessas diferenças pode se tornar um fator de desgaste se não houver mediação e organização interna.

Portanto

Para um projeto que busca protagonismo em nível estadual, como o de Allyson Bezerra, o desafio vai além da construção de alianças: envolve também a manutenção da unidade e da disciplina política entre os apoiadores. Sem isso, divergências pontuais podem ganhar proporções maiores do que o necessário.

No fim, o que está em jogo não é apenas a soma de apoios, mas a capacidade de transformar um conjunto heterogêneo de forças políticas em um projeto minimamente coeso e funcional.

 


Pedalaço de São Pedro promete reunir fé, esporte e integração comunitária neste domingo em Macau

 

Concentração a partir das 08hs00

Dentro da vasta programação dos festejos de São Pedro na comunidade do Porto de São Pedro, a equipe paroquial da Capela de São Pedro está convidando os desportistas e a população em geral para participarem do tradicional "Pedalaço de São Pedro", que acontecerá neste domingo, às 8h da manhã, com saída em frente à Capela de São Pedro.

A iniciativa faz parte das comemorações em homenagem ao padroeiro dos pescadores e surge como mais uma oportunidade de unir fé, esporte, lazer e convivência comunitária em um momento de confraternização entre os participantes.

Os festejos de São Pedro contam com uma programação diversificada, envolvendo novenas, procissão marítima e terrestre, apresentações culturais, comidas típicas e intensa participação popular, mantendo viva uma das mais importantes tradições religiosas e culturais da comunidade.

O pedalaço promete movimentar as ruas da localidade, incentivando hábitos saudáveis e fortalecendo o espírito de união que marca as celebrações em honra a São Pedro. A expectativa é de que ciclistas de diferentes idades participem do percurso, transformando a atividade em um momento especial de integração entre famílias, amigos e devotos.

Participe!

Se você gosta de pedalar e valoriza as tradições da comunidade, esta é uma excelente oportunidade para unir atividade física, fé e confraternização. Organize sua bicicleta, convide os amigos e participe do Pedalaço de São Pedro, neste domingo, às 8h, com saída em frente à Capela de São Pedro.

Uma celebração que mostra que a fé também pode caminhar — ou melhor, pedalar — lado a lado com a promoção da saúde e o fortalecimento dos laços comunitários.

 


Abraços e aproximação: a visita que movimentou os bastidores da política de Macau

 


Para quem duvidava da aproximação política entre o ex-prefeito Zé Menezes e o ex-prefeito de Mossoró, os fatos recentes parecem indicar que as divergências do passado ficaram para trás. As críticas feitas em emissora de rádio ligada à família do ex-prefeito de Macau a gestão do ex-prefeito mossoroense, nos últimos meses de 2026, aparentam ter sido superadas em poucos dias.

Para provar que é verdade

Um gesto simbólico chamou atenção: o ex-prefeito de Mossoró foi recebido na entrada da cidade pelo ex-prefeito Ze de Macau, acompanhado de integrantes de seu grupo. O encontro foi seguido por uma recepção na residência do anfitrião, em um ambiente reservado para conversas e articulações políticas e, consequentemente, passado uma borracha nas criticas oportunizadas contra Allyson Bezerra .

Ate porque

Numa eleição votos não se rejeitam. Vamos ver depois se as "rusgas" foram definitivamente sanadas ,  quando o tratamento e os compromissos assumidos venham a se tornar realidade no futuro. Pois diz a velha máxima da politica, que: Alianças são testadas com o tempo.

O detalhe

Durante a passagem pelo município, o visitante também esteve na residência do advogado Einstein Barbosa, onde ocorreu uma conversa considerada franca e produtiva. Einstein é apontado como pré-candidato ao legislativo estadual e tem ampliado seu diálogo com diversos setores políticos da região.

Nos bastidores

A leitura é de que a visita serviu para consolidar apoios e alinhar estratégias para o pleito de 2026. Entretanto, ficou evidente que as lideranças salineiras deverão caminhar em apoio ao projeto político do ex-prefeito mossoroense de forma independente, cada uma preservando seus próprios interesses e espaços dentro do cenário político de Macau.

O que se observa é que, apesar do discurso de unidade, a construção desse palanque passa por diferentes projetos e expectativas. Afinal, quando o assunto é política, os abraços públicos costumam ter significados que vão muito além da cordialidade.

 


Macau participa de debates sobre segurança hídrica e gestão das águas do Sistema Armando Ribeiro Gonçalves

 


A Prefeitura Municipal de Macau, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, participou das reuniões de Alocação de Água 2026/2027 e de Revisão do Marco Regulatório do Sistema Hídrico Armando Ribeiro Gonçalves/Mendubim, realizadas nos dias 18 e 19 de junho, na cidade de Assú.

Os encontros foram promovidos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, reunindo representantes de órgãos federais e estaduais, municípios, usuários de recursos hídricos, irrigantes, sindicatos rurais, associações comunitárias e membros da sociedade civil.

Entre as instituições presentes estiveram a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, a CAERN, a EMATER-RN e diversos municípios da região.

Macau se fazendo presente com o Guarda Ambiental Cledmilson Felix

Durante a reunião de Alocação de Água, realizada no dia 18, foi discutida a situação hídrica do Vale do Açu, que se encontrava em estado de alerta vermelho, conforme os critérios estabelecidos pelo Marco Regulatório de 2021 firmado entre a ANA e o IGARN. Após amplo debate entre representantes do Seridó e do Vale do Açu, foi alcançado o consenso de que a Barragem de Oiticica contribuirá com 300 milhões de metros cúbicos de água para o sistema, medida considerada essencial para garantir maior segurança hídrica aos diversos usos da água na região.

No dia 19, os participantes acompanharam a apresentação da proposta de revisão do Marco Regulatório de 2021, considerando a necessidade de adequação das normas à nova realidade hídrica do estado. A atualização do documento tornou-se necessária porque o texto original não contemplava a participação da Barragem de Oiticica no sistema integrado de gestão das águas.

As decisões debatidas e encaminhadas durante os encontros possuem grande relevância para o abastecimento humano, a produção agrícola, a atividade econômica e a sustentabilidade hídrica dos municípios que dependem do Sistema Armando Ribeiro Gonçalves, entre eles Macau.

A participação do município reafirma o compromisso da gestão municipal com o acompanhamento das políticas públicas voltadas à segurança hídrica, contribuindo para a construção de soluções que garantam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.

 



sexta-feira, 19 de junho de 2026

Pela primeira vez, analfabetismo no RN fica abaixo de 10%

 


O Rio Grande do Norte alcançou um marco histórico na educação em 2025. Pela primeira vez desde o início da série histórica da Pnad Contínua, do IBGE, a taxa de analfabetismo ficou abaixo dos 10%, atingindo 9,3%. O índice representa uma queda significativa em relação aos 13,9% registrados em 2016 e aos 10,5% observados em 2024.

Os avanços também foram registrados nos níveis de escolarização. Entre crianças de 6 a 14 anos, a frequência escolar chegou a 99,3%, enquanto 96,3% dos estudantes dessa faixa etária estavam matriculados no ensino fundamental na etapa adequada à idade, superando a meta de 95% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

A governadora Fátima Bezerra destacou que o resultado é fruto dos investimentos realizados na educação pública, desde a alfabetização infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, ressaltou que a redução histórica do analfabetismo reflete a continuidade das políticas públicas e a parceria entre Estado e municípios.

Entre as ações que contribuíram para os resultados estão a Política Territorial de Alfabetização de Crianças (Pró-Alfa RN), a adesão de todos os municípios potiguares ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a distribuição de materiais pedagógicos para mais de 190 mil estudantes e o fortalecimento do monitoramento da aprendizagem. Na EJA, cerca de 24 mil estudantes são atendidos em 202 escolas da rede estadual.

Outro destaque foi o lançamento da Comissão Permanente de Avaliação Digital (CPA Digital), que moderniza os processos de certificação da EJA em aproximadamente 150 unidades da rede estadual. Apesar dos desafios ainda existentes, especialmente entre a população idosa, os dados do IBGE apontam uma trajetória consistente de redução do analfabetismo e ampliação do acesso à educação no Rio Grande do Norte.

 



CAPS AD Macau mostra que gestão pública também se faz com acolhimento, cuidado e inclusão social

 


Fazer gestão pública voltada para quem realmente precisa, é fundamental contar com uma equipe comprometida, competente e consciente do seu papel social. É exatamente isso que vem demonstrando a equipe do CAPS AD de Macau.

Entenda

Nesta quinta-feira (19), o CAPS AD promoveu uma Oficina Terapêutica em alusão às festividades juninas, integrando também o clima de celebração da Copa do Mundo de 2026. A atividade reuniu usuários e profissionais da unidade em um momento de convivência, socialização, fortalecimento de vínculos e valorização da cultura popular.

Cuidado, criatividade e amparo social

A programação contou com uma confraternização repleta de comidas típicas, como mungunzá, canjica, milho, bolos, torta salgada, frutas, refrigerantes e sucos.

Durante a oficina, os usuários participaram de um Show de Talentos, com apresentações de música e dança, além de brincadeiras recreativas com distribuição de brindes. A iniciativa proporcionou momentos de alegria, integração, autoestima e participação ativa dos atendidos.

Ao final da programação, foram entregues lembranças aos usuários e realizado um momento de música gospel, levando mensagens de esperança, reflexão, fortalecimento da fé e incentivo à superação, encerrando a atividade em um ambiente marcado pelo acolhimento e pela união.


O que é o CAPS AD Macau?

O CAPS AD é um serviço especializado em saúde mental voltado para pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso prejudicial ou à dependência de álcool e outras drogas. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, com foco na promoção da saúde, reinserção social, autonomia e melhoria da qualidade de vida dos usuários.

A unidade é coordenada pelo Pastor Canindé e conta com médica psiquiatra, médico clínico geral, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, psicopedagoga e assistente social. O serviço também dispõe de profissionais de apoio, como ASG, cozinheira e porteiro, que desempenham papel essencial para o funcionamento da instituição.

Muito além do que os olhos podem ver

A gestão da prefeita Flávia Veras tem atendido demandas que muitas vezes não aparecem no cotidiano da população, mas que possuem valor imensurável para aqueles que necessitam de acolhimento, assistência e acompanhamento especializado.

Com o apoio da administração municipal e a dedicação da equipe coordenada pelo Pastor Canindé, a oficina reforçou a importância das atividades terapêuticas coletivas como instrumento de promoção da saúde mental, fortalecimento de vínculos, inclusão social e valorização das potencialidades de cada usuário.

São ações como essa que demonstram que a gestão pública não se resume a obras e infraestrutura. Ela também se faz presente no cuidado com as pessoas, especialmente aquelas que mais necessitam de atenção, apoio e oportunidades para reconstruir suas vidas com dignidade.



Patrimônio Cultural Imaterial da cidade salineira; Roçado de São Pedro 2026 apresenta programação

 


De 25 a 29 de junho, Macau será palco de uma das maiores celebrações da cultura nordestina da Região Salineira. Com o propósito de celebrar a cultura popular, realizará cinco dias de muita música, tradição, fé, cultura popular e grandes encontros, valorizando as raízes do nosso povo e fortalecendo uma das festas mais importantes do calendário cultural do município. 

- Atrações confirmadas:

🎶 Ferro na Boneca

🎶 Zé Filho

🎶 Doce Pecado

🎶 Isaac Brasil

🎶 Moreninho e Amigos da Sanfona (Jorge do Acordeon, Pedro Matias, Baixinho da Sanfona e a cantora Léia)

Já nos dias 28 e 29 de junho acontece o Festival de Quadrilhas Rafael Bruno, o maior festival de quadrilhas juninas da Região Salineira.

Premiação

Serão R$ 50 mil em premiações, reunindo grupos juninos, talento, criatividade, emoção e apresentações que transformam a arena em um verdadeiro espetáculo de cores, música e tradição.

Patrimônio

O Roçado de São Pedro com sua história já se transformou em Patrimônio Cultural Imaterial da cidade salineira, se  tornando uma celebração da sua identidade, da sua cultura e da força do povo macauense.