quinta-feira, 25 de junho de 2026

Cidade do RN lança programa contra obesidade com distribuição gratuita de ‘canetas emagrecedoras’

 


A Prefeitura de Pedra Grande, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, lançou um programa voltado ao tratamento da obesidade e de doenças associadas. A iniciativa prevê, em alguns casos, o uso de medicamentos conhecidos como análogos de GLP-1 — as chamadas “canetas emagrecedoras”.

De acordo com o município, a primeira etapa do programa selecionou 20 pessoas, que já estão sob acompanhamentos. Chamado de "Emagrece+", a iniciativa é custeada integralmente com recursos da própria prefeitura.

Segundo a nutricionista do município, Vanice Pontes, os participantes passaram por triagem e são selecionados conforme critérios como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia, doenças comumente relacionadas com a obesidade.

“Todos os pacientes que fizeram a inscrição vão passar pela triagem comigo. Após essa triagem, toda a equipe se reúne e faz a seleção. Essa seleção é feita por gravidade do problema”, afirmou. "Não é um programa com finalidade estética", completa.

 


G1RN*


Kelps reduz tom das críticas e reforça prioridade ao projeto de Allyson Bezerra

 


As recentes declarações do ex-deputado Kelps Lima indicam uma mudança de postura dentro da federação União Progressista. Após semanas de críticas direcionadas a integrantes do próprio campo político, Kelps deixou claro que não pretende criar obstáculos para a pré-candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do Estado.

A fala levanta questionamentos nos bastidores da política potiguar. A mudança de discurso ocorreu por iniciativa própria, visando fortalecer o projeto estadual liderado por Allyson, ou foi resultado de reclamações de aliados que se sentiram atingidos pelas críticas e buscaram uma intervenção para conter o desgaste?

O fato é que Kelps reconheceu publicamente que a candidatura de Allyson está acima de interesses individuais. Em política, quando um projeto majoritário entra em campo, divergências costumam ser administradas com mais cautela para evitar ruídos capazes de comprometer alianças e estratégias eleitorais.

Resta saber se a nova postura representa apenas um ajuste momentâneo de discurso ou se marca definitivamente uma fase de maior sintonia dentro do grupo que pretende disputar o comando do Rio Grande do Norte em 2026. Afinal, em períodos pré-eleitorais, nem sempre as divergências desaparecem; muitas vezes apenas passam a ser tratadas longe dos microfones.

 


quarta-feira, 24 de junho de 2026

Fortalecimento do campo: Ubiratam Bezerra reúne lideranças rurais para discutir políticas de apoio à agricultura familiar e preparar celebrações do Dia do Agricultor em Macau.

 


Consciente de que as políticas públicas precisam chegar de forma mais efetiva às comunidades rurais, o secretário de Infraestrutura de Macau, Ubiratam Bezerra, participou de uma reunião com as presidentes dos assentamentos Sebastião e Venâncio Zacarias, representantes da Associação de Tambaú, do Sindicato Rural e da Secretaria Municipal de Agricultura.

O encontro teve como objetivo discutir a implementação de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar no município, além de iniciar o planejamento das atividades em comemoração ao Dia do Agricultor, que será celebrado no mês de julho.

A iniciativa demonstra a preocupação da gestão municipal em ampliar o diálogo com os trabalhadores do campo, criando mecanismos que incentivem a produção rural, promovam a inclusão produtiva e fortaleçam a economia das comunidades agrícolas. Entre os temas debatidos estiveram o apoio técnico aos produtores, a valorização das associações rurais e a construção de parcerias para garantir mais oportunidades ao setor.

Para os participantes, a união entre o poder público e as entidades representativas é fundamental para que os agricultores familiares tenham acesso a políticas públicas capazes de melhorar a produção, gerar renda e fortalecer a permanência das famílias no campo.

A reunião reforça o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento rural sustentável, reconhecendo a importância dos agricultores para a segurança alimentar e para o crescimento econômico de Macau.

 


Em Porto do Mangue, decisão judicial sobre eleição antecipada da Câmara confirma o que já era esperado

 

Consciente que nada mudará, vereador Juscelino aceitou a decisão com naturalidade 

O que muitos já esperavam sobre a eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto do Mangue acabou acontecendo. A decisão judicial que vem sendo aplicada em diversos casos semelhantes pelo Brasil afora também alcançou o Legislativo portomanguense, anulando a eleição realizada antecipadamente para o biênio 2027-2028.

Diante do resultado

Tentar atribuir a responsabilidade a lideranças políticas específicas é, no mínimo, um exercício de especulação. Algumas narrativas propagadas por blogs da região parecem mais movidas por interesses políticos do que pelos fatos concretos.

Verdade

A eleição foi anulada porque foi realizada de forma equivocada pelos próprios vereadores que conduziram e insistiram no processo antecipado. Apostaram na manutenção do entendimento adotado à época, mas acabaram esbarrando na interpretação da Justiça, que vem anulando eleições antecipadas em diversas casas legislativas pelo país.

Após a decisão

O vereador Juscelino se manifestou publicamente. Em nota divulgada nas redes sociais, afirmou ter recebido o resultado com tranquilidade e respeito, destacando que sempre soube da possibilidade de revisão judicial do pleito.

Mas há quem enxergue um verdadeiro "jogo de cena" em toda essa movimentação. Mesmo com a anulação da eleição que o havia escolhido presidente da Câmara, Juscelino fez questão de reafirmar sua lealdade ao grupo político liderado pelo prefeito Faustino.

E surge a pergunta: alguém realmente acredita que o prefeito não apoiará novamente seu aliado de confiança quando chegar o momento da nova eleição da Mesa Diretora?

Na prática

A mudança pode ter sido apenas formal. O cenário político continua praticamente o mesmo, com os mesmos atores e interesses em campo.

Como diz o velho ditado: mudou de seis para meia dúzia. Tudo continua como dantes no quartel de Abrantes.

 


Macau: Roçado de São Pedro terá esquema especial de segurança com reforço de 600 diárias operacionais

 


Polícia Militar montou uma operação especial para garantir a segurança durante os cinco dias do tradicional Roçado de São Pedro, que tem início nesta quinta-feira no bairro Porto de São Pedro, em Macau.

Em entrevista ao programa Aqui Notícias, o comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Montenegro, detalhou o planejamento elaborado para assegurar a tranquilidade dos participantes durante toda a programação festiva.

Segundo o oficial, a Prefeitura de Macau solicitou o reforço policial com antecedência, permitindo que a corporação articulasse junto aos comandos superiores um esquema especial de policiamento para o evento.

De acordo com o Major Montenegro, foram destinadas 600 diárias operacionais para a região, representando um investimento de aproximadamente R$ 64 mil por parte do Governo do Estado. O recurso possibilita a convocação de policiais que estariam de folga para atuar no reforço da segurança.

A expectativa é de que a abertura da festa, que contará com show da banda Ferro na Boneca, reúna o maior público da programação. Por isso, a primeira noite receberá um efetivo ampliado. No entanto, o policiamento reforçado estará presente durante todos os dias do evento, incluindo os shows musicais e o Festival de Quadrilhas Juninas.

O comandante também destacou a importância cultural do Roçado de São Pedro, ressaltando que o festival reúne quadrilhas de destaque em todo o Rio Grande do Norte e atrai um grande número de visitantes.

Para fortalecer a operação, a Polícia Militar contará com apoio de efetivos das cidades de Guamaré, Galinhos, Pendências e Alto do Rodrigues, que atuarão em regime de voluntariado. A previsão é de que cada dia da festa conte com pelo menos 20 policiais extras, além do efetivo ordinário responsável pelo patrulhamento diário do município.

Major Montenegro fez questão de tranquilizar os moradores das comunidades mais afastadas, afirmando que viaturas permanecerão de prontidão para atender ocorrências fora da área da festa, garantindo assistência às localidades como Diogo Lopes e demais comunidades da zona rural.

Com o reforço policial planejado, a expectativa das autoridades é que o Roçado de São Pedro transcorra de forma organizada, segura e tranquila, proporcionando momentos de lazer, cultura, fé e tradição para moradores e visitantes.


Funcionário de bar é condenado por ofender homem trans em Mossoró

 


Um homem foi condenado a dois anos de prisão, além de pagamento de multa, pelo crime de injúria racial com conteúdo transfóbico em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. A condenação aconteceu após ele ofender repetidas vezes um homem trans no bar onde ambos trabalhavam.

A decisão é do juiz Cláudio Mendes Júnior, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte não divulgou o nome do condenado nem o do estabelecimento.

A sentença reconheceu que o acusado insistia em usar pronomes femininos para se referir à vítima, mesmo sabendo que o colega tem uma identidade de gênero masculina.

Na decisão, o juiz destacou que as leis devem seguir o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que equiparou os crimes de homofobia e transfobia ao racismo (Lei 7.716/1989).

Ofensas aconteceram em bar

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte, o funcionário trans chegou a chamar a atenção do colega por causa de sua postura. No entanto, recebeu como resposta que ele jamais o trataria no masculino por “entendê-la biologicamente do sexo feminino”.

Duas pessoas testemunharam a situação e confirmaram à Justiça as ofensas ditas pelo acusado.

O homem alegou na Justiça que se tratava de “brincadeira ou de comentário sem intenção discriminatória”



G1 RN

 


Prefeitura leva serviços gratuitos ao Porto de São Pedro com mais uma edição do “Ação e Cidadania”

 


A Prefeitura de Macau, por meio das Secretarias de Governo, Assistência Social, Educação, Saúde e da Mulher, em parceria com a Câmara Municipal, promoverá na próxima quinta-feira (26) mais uma edição do programa “Prefeitura Ação e Cidadania”, levando serviços essenciais e atendimento gratuito à população do Bairro Porto de São Pedro.

A iniciativa acontecerá durante o tradicional Roçado de São Pedro e tem como objetivo aproximar os serviços públicos da comunidade, garantindo acesso à cidadania, inclusão social e promoção da qualidade de vida.

Na área da Assistência Social, serão oferecidos atendimentos e orientações do CRAS e CREAS, emissão da Carteirinha da Pessoa Idosa, Cadastro Único e Programa Bolsa Família, atendimento jurídico gratuito, Espaço Kids, além de atividades de educação física e aula de zumba voltadas para a terceira idade.

A Secretaria Municipal de Educação também estará presente realizando atendimentos e orientações por meio do programa Busca Ativa Escolar – Fora da Escola Não Pode, reforçando a importância da permanência de crianças e adolescentes na escola.

Já a Secretaria de Saúde disponibilizará atendimento médico e odontológico, vacinação, serviços de enfermagem, fisioterapia, escuta psicológica, testes rápidos e outras ações voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde.

As mulheres também contarão com atendimentos especializados e orientações oferecidas pela Secretaria da Mulher, fortalecendo as políticas públicas voltadas ao público feminino.

A Câmara Municipal de Vereadores participará da ação realizando a emissão da Carteira de Identidade (RG), ampliando o acesso da população aos serviços de documentação civil.

A ação reafirma o compromisso da gestão municipal em levar serviços públicos diretamente às comunidades, promovendo acolhimento, cuidado e garantia de direitos para os moradores.

📍 Local: Ao lado da Capela de São Pedro
📅 Data: 26 de junho de 2026
🕗 Horário: Das 8h às 12h

 


terça-feira, 23 de junho de 2026

Pendências: MPRN recomenda controle sobre uso de paredões de som em evento

 


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Pendências, emitiu uma recomendação baseada em preocupações de segurança pública enviadas pela Polícia Militar para o evento 15 em Ponto, agendado para o próximo dia 28 de junho, com público estimado em 40 mil pessoas.

O documento publicado na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial eletrônico do MP (DOMP) aponta que, em edições anteriores, a proliferação excessiva de aparelhos de som automotivo de alta potência, conhecidos como paredões de som, causou tumultos, conflitos físicos e limitação das forças policiais, além de ressaltar que o uso desses equipamentos sem autorização configura crime ambiental e infração de trânsito.

O MPRN orienta que o Município de Pendências não conceda alvarás ou autorizações para a instalação ou funcionamento de paredões de som de particulares ao longo do percurso oficial da festa e em um raio de 500 metros de dispersão. A gestão municipal também deve determinar à fiscalização, junto com as forças de segurança, o monitoramento para impedir a venda de bebidas em garrafas de vidro, buscando reduzir riscos de conflitos.

À Polícia Militar e à Polícia Civil foi recomendado o exercício do poder de polícia para proceder à apreensão imediata de veículos e equipamentos de som em desacordo com as normas. Os órgãos policiais também devem realizar a prisão em flagrante ou lavrar Termo Circunstanciado de Ocorrência caso identifiquem emissão sonora abusiva ou a conduta de ligar e desligar o aparelho para burlar a fiscalização, além de fiscalizar os trechos em reforma da rodovia estadual RN-118 para impedir o estacionamento de veículos com som no acostamento ou na pista.

O Comando da Polícia Rodoviária Estadual recebeu a orientação de planejar e executar operações de trânsito com blitz nas vias de acesso ao município, especialmente no trecho em obras da rodovia RN-118, antes, durante e depois do evento. A recomendação inclui a fiscalização da Lei Seca com uso de bafômetros, aplicação de sanções administrativas, prisão em flagrante por embriaguez ao volante e a retenção de veículos que transportem equipamentos de som em desconformidade com a legislação.

População

Os proprietários de veículos, donos de paredões de som e a população geral foram orientados a não acionar aparelhos de som automotivos de alta potência em vias públicas durante a festividade, sob pena de sofrerem multas, retenção do veículo, apreensão definitiva do som e processo penal. O Ministério Público adverte que o descumprimento dos termos resultará na adoção de medidas judiciais, como o ajuizamento de Ação Civil Pública por improbidade administrativa ou responsabilidade civil-ambiental.

A recomendação fixa o prazo de 72 horas para que os destinatários manifestem, por escrito, o acatamento das orientações e informem as providências operacionais que foram adotadas.

Confira a íntegra da recomendação.

 


ALRN promulga lei que garante repasse automático de ICMS e IPVA aos municípios

 


A Assembleia Legislativa promulgou lei que trata dos critérios e prazos de distribuição das parcelas de ICMS e IPVA e do Fundeb pertencentes aos municípios, vedando, inclusive, a destinação de parte ou da totalidade dos recursos para conta de titularidade do Estado ou de órgão de sua administração direta ou indireta.

De acordo com a Lei nº 12.785/2027, o Estado informará ao agente centralizador de arrecadação, no caso o Banco do Brasil, a cada primeiro dia útil da semana, os percentuais ou valores devidos a cada município,
Em vigor desde sua publicação no “Diário Legislativo Eletrônico” da Casa, no sábado (20), a lei determina que o agente centralizador de arrecadação terá até o segundo dia útil de cada semana, para entregar a cada município, mediante crédito diretamente efetuado em conta individual de sua titularidade, a parcela que a este pertencer do percentual de 25% do produto da arrecadação do ICMS.

Em relação aos 50% do IPVA que cabe aos municípios, o agente centralizador de arrecadação, fará o repasse diariamente, e quanto aos 20% dos impostos arrecadados que se destinam ao Fundo de Valorização da Educação Básica (Fundeb), o recurso deve ser creditado até o segundo dia útil de cada semana.

A lei prevê, ainda, que o Executivo terá o prazo de 90 dias, contados da sua publicação, para promover as alterações decorrentes da Lei que interfiram nos procedimentos do agente centralizador.

A promulgação da Lei 12.785 é decorrente da rejeição ao veto integral da governadora Fátima Bezerra (PT) ao texto original proposto pelo deputado Gustavo Carvalho, o que ocorreu na sessão do dia 17.

Às vésperas da derrubada do veto, fruto de acordo feito entre a situação e oposição, o governo do Estado enviou outra proposta sobre a sistemática de distribuição dos recursos constitucionalmente devidos aos entes municipais.

Na mensagem, a governadora Fátima Bezerra informava que “o intuito é mitigar impactos operacionais e propiciar a célere e escorreita adaptação dos sistemas de gestão financeira e dos convênios bancários vigentes, a matéria prevê uma vacância de sessenta dias para a produção de plenos efeitos regulatórios”.

A proposta do Executivo foi encaminhada para deliberação das Comissão no mesmo dia da derrubada do veto, mas na sexta-feira (19), seguiu à análise preliminar da Procuradoria Legislativa da Assembleia.

O projeto do governo já prevê que as contas transitórias pelas quais passarão os recursos, serão abertas em agente centralizador, tendo como titular a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Quanto aos prazos de repasses dos recursos, o projeto governamental unifica o segundo dia útil da semana como limite de prazo para créditos do ICMS e IPVA, enquanto o repasse dos recursos do Fundeb ocorrerá até o terceiro dia útil da semana.

Em caso de aprovação, a lei produzirá efeitos somente 60 dias após a sua publicação no “Diário Oficial do Estado”.

 


Tribuna do Norte*

segunda-feira, 22 de junho de 2026

De último lugar ao pódio nacional: RN conquista 2ª posição em prêmio de transparência fiscal e comprova avanço histórico na gestão das contas públicas

 


O Rio Grande do Norte alcançou um importante reconhecimento nacional ao conquistar o segundo lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O resultado, anunciado nesta segunda-feira (22), destaca o Estado entre os melhores do país na produção de informações contábeis e fiscais, reforçando o compromisso com a transparência, a responsabilidade fiscal e a boa gestão dos recursos públicos.

A premiação avalia a qualidade, a consistência e a confiabilidade dos dados enviados pelos estados e municípios ao Governo Federal. O desempenho potiguar demonstra um avanço significativo na gestão financeira estadual, evidenciando o esforço técnico das equipes responsáveis pelo controle, planejamento e execução das contas públicas.

O reconhecimento ganha ainda mais relevância quando se observa a trajetória do Estado nos últimos anos. Em 2018, o Rio Grande do Norte ocupava a última colocação no ranking nacional. Após um processo contínuo de reestruturação da Contabilidade Geral do Estado, iniciado em 2019, o RN avançou para a quinta posição em 2025 e agora alcança o segundo lugar, consolidando uma das maiores evoluções do país na área.

De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, o resultado é fruto de um trabalho integrado entre a Contabilidade Geral do Estado e os setores de finanças e orçamento das secretarias e órgãos estaduais. A melhoria dos processos internos, a modernização dos sistemas e a qualificação técnica das equipes foram fatores decisivos para o desempenho alcançado.

Além de representar um reconhecimento administrativo, a conquista fortalece a credibilidade das instituições públicas e amplia a confiança da sociedade na gestão estadual. Informações contábeis e fiscais confiáveis são fundamentais para a tomada de decisões, o planejamento governamental e a correta aplicação dos recursos públicos em áreas essenciais para a população.

O segundo lugar nacional conquistado pelo Rio Grande do Norte demonstra que investimentos em gestão, transparência e modernização da administração pública produzem resultados concretos. Mais do que um prêmio, o reconhecimento sinaliza a consolidação de uma cultura de responsabilidade fiscal que contribui para um Estado mais eficiente, organizado e preparado para enfrentar os desafios futuros.

Representaram o Rio Grande do Norte na cerimônia de premiação o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra; o secretário do Tesouro Estadual, Flávio Rocha; o contador-geral do Estado, Leonardo Araújo; o secretário de Finanças do Tribunal de Justiça, Gustavo Medeiros; o coordenador de Contabilidade da Defensoria Pública do Estado, Allan Targino; e os auditores de Finanças da Contabilidade Geral do Estado, Jasânea Dantas e André Souto. 





10 de julho: Caprifeira de Afonso Bezerra movimenta economia, fortalece a caprinocultura e valoriza a cultura regional

 


O município de Afonso Bezerra se prepara para realizar mais uma edição da tradicional Caprifeira, considerada uma das maiores feiras de caprinos da região Central do Rio Grande do Norte. O evento já se consolidou como uma importante vitrine para a caprinocultura, além de impulsionar a economia local e fortalecer diversos setores produtivos do município.

A iniciativa conta com o apoio da gestão do prefeito Haroldo de Jango, que tem demonstrado compreensão da importância estratégica do setor agropecuário para o desenvolvimento econômico da cidade. A Caprifeira vai muito além da exposição e comercialização de animais, envolvendo produtores rurais, comerciantes, empreendedores, artesãos, prestadores de serviços e o setor de entretenimento.

Durante o evento, a expectativa é de intensa movimentação financeira, com a geração de oportunidades de negócios, fortalecimento da agricultura familiar e valorização dos criadores da região. Além disso, a programação contempla atividades técnicas, exposições, concursos, comercialização de animais e apresentações culturais que preservam as tradições do homem do campo.

Outro destaque da Caprifeira é a programação artística, que reúne grandes atrações musicais e atrai visitantes de diversas cidades do estado, contribuindo para aquecer a rede hoteleira, o comércio e os serviços locais. A festa se transforma em um verdadeiro encontro entre negócios, cultura, tradição e lazer.

Com mais uma edição da Caprifeira, Afonso Bezerra reafirma sua vocação para a caprinocultura e fortalece sua posição como referência regional no setor, promovendo desenvolvimento econômico, geração de renda e valorização das potencialidades do campo.

Uma feira que une produção, cultura, entretenimento e oportunidades, consolidando Afonso Bezerra como um dos principais polos da caprinocultura potiguar.

 

 


Porto do Mangue: Cristiane Barbosa se destaca com mandato voltado para ações concretas em benefícios de sua gente

 


A vereadora de primeiro mandato, Cristiane Barbosa, vem se tornando uma grata surpresa no cenário político de Porto do Mangue. Com uma atuação pautada pela busca de soluções para demandas importantes da população, a parlamentar tem demonstrado que o exercício do mandato pode ir além dos discursos e das disputas políticas.

Na última semana, Cristiane esteve na Escola Municipal Dom Bosco, localizada no Assentamento Tocantins, onde contribuiu com a entrega de ventiladores para a unidade de ensino. A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais conforto aos alunos, professores e demais profissionais que convivem diariamente no ambiente escolar.

A ação evidencia a sensibilidade da vereadora para questões que impactam diretamente a qualidade do aprendizado. Mais do que representar a comunidade, Cristiane também fala como mãe e conhece de perto a importância de oferecer condições adequadas para o desenvolvimento educacional das crianças e jovens, especialmente em períodos de altas temperaturas.

Sua postura tem chamado atenção por priorizar a construção de soluções e parcerias em benefício da população. Em vez de transformar a política em um espaço de ataques e confrontos, a parlamentar demonstra que é possível construir pontes e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas no município.

Palavra da parlamentar

“Nosso mandato busca somar com a gestão do nosso prefeito. Oferecer benefícios é tentar soluções para as necessidades do nosso município. Seguiremos firmes com o intuito de colaborar para mais desenvolvimento para o nosso povo”, destacou Cristiane Barbosa.

Com iniciativas voltadas para atender necessidades reais da população, a vereadora segue consolidando sua atuação como uma das vozes que buscam contribuir para o desenvolvimento de Porto do Mangue e para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Fortalecendo vínculos: Vereadora participando e presenciando o ambiente escolar


Pedal de São Pedro reúne ciclistas e reforça tradição dos festejos do padroeiro em Macau; cresce expectativa para festa social

 


Com grande movimentação de ciclistas pelas ruas de Macau, o Pedal de São Pedro movimentou a cidade na manhã deste domingo, fortalecendo ainda mais a programação religiosa e social em homenagem ao padroeiro da comunidade portuária.

A iniciativa, promovida pela equipe pastoral da Capela de São Pedro, chamou a atenção da população salineira para o novenário que acontece desde o último dia 19 de junho, reunindo fé, esporte, confraternização e participação popular.

O evento teve como objetivo incentivar a integração das famílias, promover hábitos saudáveis e, ao mesmo tempo, divulgar a programação dos festejos de São Pedro, uma das celebrações religiosas mais tradicionais do município.



Festa social promete movimentar o Porto de São Pedro

Além da programação religiosa, os festejos contam com uma intensa agenda social. Entre os dias 25 e 29 de junho acontece o tradicional Roçado de São Pedro, evento que reúne famílias e visitantes para celebrar ao som do autêntico forró pé de serra.

A programação musical contará com atrações como Briola e Ferro na Boneca, Zé Filho Sanfoneiro, Moreninho e os Amigos da Sanfona (Jorge do Acordeon, Pedro Matias, Baixinho da Sanfona e a cantora Léia), além de Jair Doce Pecado e Isac Brasil, artistas que se destacam nos festejos juninos em diversas cidades do Nordeste.

A expectativa da organização é de mais uma grande participação popular, fortalecendo a tradição cultural e religiosa da comunidade do Porto de São Pedro.

Festival de Quadrilhas retorna com premiação de R$ 50 mil

Outra grande atração aguardada pelas famílias salineiras é o retorno do Festival de Quadrilhas Rafael Bruno. O evento volta à programação dos festejos com força total e uma premiação de R$ 50 mil, prometendo atrair grupos juninos de diversas regiões e valorizar a cultura nordestina.

Com uma programação diversificada, que une religiosidade, cultura popular e entretenimento, os festejos de São Pedro reafirmam sua importância como uma das maiores manifestações de fé e tradição do município de Macau.

 








Polícia Militar captura dois foragidos ligados a crimes em Macau

 

Ações integradas entre Polícia Militar, Polícia Civil e denúncias anônimas resultaram na captura de dois criminosos procurados pela Justiça em menos de 48 horas

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou, nos dias 19 e 20 de junho, duas importantes ações que resultaram na prisão de foragidos da Justiça considerados de alta periculosidade e com histórico de atuação criminosa no município de Macau.

A primeira prisão ocorreu na quinta-feira (19), quando equipes da ROCAM e do BPCHOQUE localizaram Rafael Fernandes Machado, conhecido pelos apelidos de “Cicatriz” e “Galeguinho”. O acusado foi encontrado em um bar no bairro de Ponta Negra, em Natal, enquanto assistia ao jogo da Seleção Brasileira.

Contra Rafael havia um mandado de prisão em aberto expedido pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas. Segundo informações da Polícia Militar, ele possui antecedentes relacionados ao envolvimento com organização criminosa e já vinha sendo monitorado por forças de segurança devido à sua atuação na região salineira.

Já na sexta-feira (20), durante diligências realizadas nas proximidades da Arena das Dunas, policiais militares efetuaram a prisão de Jalysson Lima da Rocha, conhecido como “Bebeto”. O foragido se deslocava para assistir ao show da banda Grafith quando foi interceptado pelos agentes.

O mandado de prisão contra Jalysson foi expedido pela 1ª Vara da Comarca de Macau pelo crime de tráfico de drogas. Ele também é apontado pelas autoridades como indivíduo de alta periculosidade e possui passagens anteriores pela polícia.

As duas operações contaram com um trabalho integrado entre as forças de segurança. A Polícia Militar destacou a relevância das investigações conduzidas pela Polícia Civil, que resultaram na expedição dos mandados judiciais, além da colaboração da população por meio de denúncias anônimas que auxiliaram na localização dos suspeitos.

De acordo com a PM, as informações recebidas foram rapidamente compartilhadas entre policiais militares de Macau e Natal, permitindo uma ação eficiente para o cumprimento das ordens judiciais.

Após as prisões, os dois capturados foram conduzidos à delegacia e permanecem à disposição da Justiça.

As ações reforçam o trabalho contínuo das forças de segurança no combate à criminalidade organizada e na retirada de indivíduos considerados perigosos do convívio social, fortalecendo a sensação de segurança para a população de Macau e região.


Leilão do Detran-RN tem motos com lance inicial de R$ 800

 


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) abriu os lances para um leilão com 85 lotes de veículos e sucatas. A disputa ocorre na próxima terça-feira (23), a partir das 10h, e será feita exclusivamente pela internet.

Ao todo, são 49 lotes de veículos aptos à recuperação e retorno à circulação e 36 lotes de sucatas. Os bens foram removidos por infrações de trânsito ou abandonados e estão armazenados em pátios credenciados em Caicó, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

Os lances podem ser feitos no site da Lance Certo Leilões. Para participar, é necessário fazer cadastro no portal da leiloeira com pelo menos 72 horas de antecedência. Pessoas físicas maiores de 18 anos e empresas podem participar da disputa.

Os lotes classificados como sucata só podem ser arrematados por empresas de desmontagem credenciadas pelos órgãos executivos de trânsito, conforme prevê a legislação.

Os interessados poderão fazer visitas aos lotes nos dias 19 e 22, das 8h às 16h.

Em Caicó, estarão disponíveis para visita os lotes de 1 a 18, localizados na RN-288, km 1,1, na Zona Rural.

Em Mossoró, os lotes de 19 a 33 poderão ser vistos no pátio da Avenida Centenária, nº 1.000, no bairro Aeroporto I.

Já em São Gonçalo do Amarante, os lotes a partir do número 34 estão no pátio da Avenida Ruy Pereira dos Santos, nº 2.565, no bairro Olho D’Água.

Segundo o Detran-RN, durante a visitação será permitida apenas a observação visual dos bens. Não será permitido manusear peças, realizar testes mecânicos ou fazer registros em foto e vídeo.



g1 RN*