A greve dos empregados da Caixa
Econômica Federal chegou ao fim nesta terça-feira (29), após o Tribunal
Superior do Trabalho (TST) julgar o dissídio coletivo da categoria. Com isso,
as agências retomam o atendimento normal nesta quarta-feira (30), no Rio Grande
do Norte e nas demais regiões do país.
No RN, os bancários acompanharam o
julgamento e aprovaram, em assembleia, o retorno às atividades, encerrando uma
paralisação que durou 19 dias. A greve havia começado em 10 de setembro, depois
que os trabalhadores rejeitaram propostas apresentadas pela Caixa para a
renovação do acordo coletivo de trabalho.
Um dos principais pontos de
divergência foi o Saúde Caixa, plano de assistência médica destinado aos
empregados do banco. Houve tentativa de mediação antes do julgamento, mas banco
e trabalhadores não chegaram a um acordo.
Durante o julgamento, o ministro
Maurício Godinho Delgado rejeitou o pedido da Caixa para que a greve fosse
considerada abusiva e também afastou a multa pretendida pelo banco contra os
sindicatos. Ao mesmo tempo, determinou o encerramento do movimento e a retomada
imediata das atividades.
Os dias de paralisação não serão
descontados dos salários, mas deverão ser compensados pelos empregados no prazo
de até 180 dias. A compensação deverá levar em consideração o período em que
cada trabalhador efetivamente participou da greve, já que algumas unidades
permaneceram funcionando.
Mas fica um ponto que não pode ser
ignorado.
Os transtornos provocados aos clientes
durante os 19 dias de greve não desaparecem simplesmente porque as agências
voltaram a funcionar.
A greve é um instrumento legítimo de
reivindicação dos trabalhadores e a decisão do TST reconheceu que o movimento
não era abusivo. Mas também fica uma lição para todos os envolvidos: quando
uma paralisação atinge um serviço essencial para a rotina da população, quem
está do outro lado do balcão também paga a conta.
Agora, com o fim da greve, cabe à
Caixa organizar o atendimento e buscar reduzir os impactos acumulados durante
os 19 dias. E aos trabalhadores e à direção do banco, fica o desafio de avançar
nas negociações para que novos conflitos não voltem a penalizar,
principalmente, o cliente.
A agência reabre. Mas os transtornos
deixados pela greve não se resolvem com um simples “voltamos ao normal”.
.png)
