segunda-feira, 19 de outubro de 2026

Allyson tem apoio em Macau, mas cadê a movimentação das lideranças salineiras para o candidato?...

 


Enquanto as prefeitas Dra. Raquel, do Alto do Rodrigues, e Dra. Lays, de Pendências, se movimentam para fortalecer a candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do RN, em Macau o cenário é bem diferente. Por aqui, até agora, a mobilização em torno do ex-prefeito de Mossoró parece não sair do discurso.

Entenda o cenário

Nas cidades vizinhas, as gestoras vêm articulando apoios e buscando levar o candidato aos seus municípios, numa demonstração de empenho para ampliar sua força política na região. Em Macau, porém, apesar de Allyson contar com o apoio de várias lideranças locais, a movimentação pública em torno de sua candidatura ainda deixa a desejar.

O fato chama a atenção porque, mesmo quando Allyson era apontado como uma das principais apostas para conquistar o voto do eleitor salineiro, não se viu uma articulação expressiva com a presença do candidato na cidade.

A pergunta que não quer calar

Depois da abertura das urnas e da votação expressiva conquistada pela prefeita Flavinha para seus candidatos em Macau, fica a pergunta: as lideranças que apoiam Allyson vão finalmente se unir para trazer o candidato à cidade? Ou a movimentação ficará apenas nas conversas de bastidores?

A questão ganha ainda mais peso diante da possibilidade de uma agenda pública que possa ampliar a votação de Allyson e, ao mesmo tempo, mexer no equilíbrio de forças com Cadu Xavier no município.

Medo de fortalecer o adversário?

Nos bastidores da política salineira, há quem levante uma hipótese: a ausência de mobilização poderia estar relacionada ao receio de que uma visita de Allyson acabasse dando ainda mais visibilidade à candidatura adversária, fortalecendo Cadu Xavier em Macau( movimentando a antiga rixa entre situação e oposição).

É uma leitura que circula no debate político, mas que ainda precisa ser confrontada com os movimentos concretos das lideranças envolvidas.

Depois da vitória, aparecem todos?

E fica outra provocação: se Allyson sair vitorioso da disputa pelo Governo do Estado, será que as lideranças que hoje parecem discretas vão aparecer pelas ruas de Macau, bandeira na mão, comemorando o resultado como se tivessem participado ativamente da campanha?

A política tem dessas coisas.

Na hora da disputa, alguns preferem a discrição; depois da vitória, sempre pode surgir quem queira ocupar a primeira fila da fotografia.

Será que em Macau falta articulação, sobra cautela ou existe uma estratégia que o eleitor ainda não conseguiu enxergar?

O tempo e as urnas poderão dar a resposta.