quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Utilidade Pública: Câmara de Macau inicia emissão da nova CIN — serviço essencial que, enfim, chega ao cidadão

 


A Câmara Municipal de Macau, em convênio com o ITEP, começou a emitir a 1ª e 2ª via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Um serviço básico, mas que faz diferença no dia a dia de quem depende do setor público e muitas vezes enfrenta filas, atrasos e burocracia.

Os atendimentos estão acontecendo todas as segundas, quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 12h, apenas via agendamento. Ou seja, organização mínima para não transformar um direito do cidadão em mais um desgaste.

Agendamento: https://forms.gle/G2xkFJsJ66Yk1ENm9

Documentos obrigatórios:

  • Certidão de nascimento ou casamento (original ou autenticada)
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Laudos médicos, se houver necessidade

Documentos opcionais:

  • Título de Eleitor
  • Carteira de Trabalho e PIS/PASEP
  • Tipo sanguíneo e fator RH
  • Cartão do SUS
  • CNH

Pontos importantes:

  • Só valem documentos originais e em bom estado — o mínimo para garantir segurança na identificação.
  • A 1ª via é gratuita, como deve ser.
  • Incluir os documentos opcionais torna a CIN mais completa e evita futuras dores de cabeça para o cidadão.

" Em tempos em que a população precisa de serviços públicos funcionando com seriedade, a oferta da nova CIN em Macau é um avanço simples, mas necessário. Com o apoio dos nossos edis, podemos ofertar essa ação baseada nas necessidades de nossa gente", destaca presidente, vereadora Ceição Lins.