segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Carnaval seguro: especialista alerta para riscos do uso de serpentina metálica

 


Com o início das festividades do Carnaval, alguns cuidados são fundamentais para que a folia possa ser desfrutada sem riscos à população. Entre as principais recomendações, está a de evitar o uso de serpentinas metálicas em áreas próximas à rede elétrica. É o que aponta o supervisor da Neoenergia Cosern, Rafael Biondi. O alerta foi feito por ele em entrevista ao Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal, nesta segunda-feira (24).

De acordo com o supervisor, as serpentinas metálicas são caracterizadas pela presença de um brilho metálico proveniente de substâncias colocadas no material que as compõem. O principal problema desses objetos, adverte, é o fato de serem condutores de energia elétrica capazes de gerar acidentes.

“Então se você estiver segurando a serpentina metálica e jogá-la na rede elétrica, ao entrar em contato com a rede, existe um risco de você sofrer um choque. Mesmo que não esteja em contato com a mão, ainda há um risco de geração de curto-circuito”, exemplifica Rafael Biondi.