MPRN cria Central de Informação ao Cidadão
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está disponibilizando mais um canal de acesso para facilitar a interação do cidadão com a instituição. Trata-se de uma central eletrônica e telefônica de atendimento, denominada de Central de Informação ao Cidadão.
Através deste serviço de atendimento virtual, o cidadão poderá realizar
denúncias, solicitar informações sobre procedimentos extrajudiciais, além de
obter orientações mais qualificadas.
A resolução 036/2022, que trata da criação da Central de Informação ao Cidadão,
será publicada neste sábado (12) no Diário Oficial do Estado e o serviço começa
a ser prestado na segunda-feira (14). Vale destacar que o atendimento ao
público é norma prevista como função do Ministério Público e como dever
funcional.
Serviço
A Central de Informação ao Cidadão é disponibilizada em espaço específico no
portal do MPRN, por intermédio de chatbot, sistema que permite conversação
simultânea através de bate-papo (através de mensageiro WhatsApp), além de
e_mail e, no formato telefônico, o número 127. É uma ferramenta de comunicação
tanto assíncrona, que não exige conexão simultânea, como também síncrona, que é
aquela que exige e possibilita conexão simultânea.
Entre as atribuições da Central de Informação ao Cidadão está receber e dar o
encaminhamento devido às representações, reclamações, denúncias, críticas,
elogios, sugestões, solicitações, pedidos de informações e de providências, e
quaisquer outras manifestações, cientificando o interessado quanto às medidas
adotadas.
A Central de Informação ao Cidadão coexistirá com outras modalidades de
atendimento ao público (eletrônica, telefônica e presencial) disponibilizadas
diretamente pelas Promotorias de Justiça, Procuradorias de Justiça e
Procuradoria-Geral de Justiça.
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