domingo, 25 de outubro de 2026

Alto do Rodrigues dá uma invertida em Dra. Raquel: a empolgação do primeiro turno virou um duro recado das urnas

 


Prefeita teria superestimado o resultado de Allyson Bezerra e agora precisa explicar por que seu candidato perdeu votos enquanto Cadu de Lula disparou no segundo turno.

Na política, a soberba costuma cobrar sua conta. E, em Alto do Rodrigues, o resultado do segundo turno deixou um recado que a prefeita Dra. Raquel e seu grupo político não podem ignorar.

Depois de comemorar o desempenho de Allyson Bezerra (União Brasil) no primeiro turno, como se a votação representasse um atestado de aprovação de sua gestão, a prefeita agora se depara com uma realidade bem diferente. O resultado final das urnas desmontou a euforia inicial e abriu espaço para questionamentos sobre a capacidade de articulação, a estratégia eleitoral e a leitura política do grupo governista.

A pergunta que ecoa na cidade é simples e incômoda: se o governo municipal estava tão forte quanto parecia acreditar, por que seu candidato perdeu votos justamente quando precisava ampliar sua votação?

Primeiro turno: muita comemoração, confiança demais?

No primeiro turno, Allyson Bezerra obteve 4.150 votos em Alto do Rodrigues, alcançando 47,37%. Cadu de Lula (PT) recebeu 3.441 votos, equivalentes a 39,28%, enquanto Álvaro Dias somou 1.162 votos, ou 13,26%.

O desempenho de Allyson foi suficiente para alimentar a confiança do grupo da prefeita. Mas há uma diferença enorme entre vencer uma etapa eleitoral e acreditar que esse resultado representa aprovação popular da administração municipal.

Aparentemente, a vantagem do primeiro turno foi interpretada com otimismo excessivo. E é justamente aí que começa o problema: na política, quem confunde um resultado circunstancial com demonstração definitiva de força corre o risco de perder a capacidade de enxergar o que está acontecendo ao seu redor.

Segundo turno: Allyson recua, Cadu cresce e a conta chega

Os números do segundo turno são duros para o grupo governista.

Allyson Bezerra terminou com 3.709 votos, uma redução de 441 votos em relação ao primeiro turno. Cadu de Lula, por sua vez, saltou para 5.744 votos, conquistando 2.303 votos a mais do que na primeira votação.

O placar final ficou assim:

  • Cadu de Lula: 5.744 votos — 60,76%.
  • Allyson Bezerra: 3.709 votos — 39,24%.
  • Vantagem de Cadu: 2.035 votos.

Não se trata de uma diferença pequena, muito menos de um resultado que possa ser convenientemente ignorado. O candidato que estava atrás no primeiro turno terminou a disputa com uma vantagem expressiva.

E o dado mais incômodo para Dra. Raquel é este: enquanto Cadu ampliou sua votação de forma significativa, Allyson não apenas deixou de crescer, como terminou com menos votos.

O que aconteceu com a força política que parecia tão evidente no primeiro turno?

Essa é a pergunta que o grupo da prefeita precisa responder, em vez de simplesmente tentar minimizar o resultado.

Inexperiência, arrogância ou erro de estratégia?

Nos bastidores, há quem atribua o desempenho à inexperiência política, à falta de habilidade para ampliar alianças e a uma postura considerada arrogante por críticos da prefeita durante a disputa.

São avaliações que circulam no debate político local e que merecem ser confrontadas com os fatos. Os números, isoladamente, não comprovam arrogância nem permitem atribuir o resultado a uma única causa. Mas oferecem motivos suficientes para questionar a estratégia adotada pelo grupo governista.

Afinal, uma liderança política experiente sabe que eleição não se ganha com empolgação antecipada, muito menos com a impressão de que o poder municipal é suficiente para conduzir o eleitorado conforme a vontade de seus ocupantes.

O voto não tem dono. O eleitor não é obrigado a seguir orientação de prefeito, vereador ou liderança política. E quem acredita que o apoio a um candidato está garantido apenas porque ocupa o comando da prefeitura pode acabar surpreendido pelas urnas.

Se houve excesso de confiança, o resultado serviu para expor o risco dessa postura.

O recado foi dado. Dra. Raquel precisa entender.

A prefeita pode até argumentar que se tratava de uma eleição estadual, com fatores que ultrapassam os limites da política municipal. E esse argumento tem fundamento: o resultado de uma disputa para o Governo do Estado não pode ser interpretado automaticamente como avaliação direta da administração local.

Mas essa ressalva não apaga o fato político central: o candidato apoiado pelo grupo governista perdeu 441 votos de um turno para o outro, enquanto seu adversário conquistou mais de dois mil votos adicionais.

É um resultado que exige reflexão, não comemoração disfarçada nem explicações improvisadas.

Se Dra. Raquel imaginou que a votação do primeiro turno seria suficiente para demonstrar a força de sua gestão, o segundo turno mostrou que essa leitura era, no mínimo, precipitada.

O recado das urnas é claro: confiança sem estratégia pode virar constrangimento político; poder sem diálogo pode produzir isolamento; e comemoração antecipada pode terminar em silêncio diante do resultado final.

Agora, a prefeita e seus aliados precisam decidir se vão continuar tratando a política como uma disputa de demonstração de força ou se terão humildade para avaliar os números, ouvir a população e reconhecer que o eleitorado tem vontade própria.

Porque, em Alto do Rodrigues, a eleição acabou, mas a conta política ficou.

E fica a pergunta que Dra. Raquel não deveria ignorar: se o grupo governista estava tão fortalecido quanto acreditava, por que não conseguiu transformar a vantagem do primeiro turno em crescimento no segundo?

As urnas não explicam tudo. Mas, desta vez, deixaram um alerta grande demais para ser tratado como detalhe.