terça-feira, 22 de setembro de 2026

TSE suspende campanha de Deltan Dallagnol ao Senado e corta acesso a fundo eleitoral e propaganda na TV

 

Fonte Agora RN

A campanha de Deltan Dallagnol (Novo) ao Senado pelo Paraná está suspensa por decisão liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assinada pelo ministro Floriano de Azevedo Marques e publicada no sábado 19, à noite, a medida proíbe o ex-procurador da Operação Lava Jato de fazer atos de campanha até que o tribunal julgue o recurso apresentado contra o registro da candidatura.

A ordem também tira de Dallagnol o dinheiro público destinado à campanha, tanto do Fundo Partidário quanto do fundo eleitoral, oficialmente chamado de Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). Pela decisão, ele fica impedido ainda de participar de debates entre os candidatos e de aparecer na propaganda gratuita de rádio e televisão.

A liminar atendeu a um pedido de adversários de Dallagnol na disputa: a Federação Brasil da Esperança e a coligação Paraná Para Todos. De acordo com informações publicadas sobre o processo, estão nessas duas frentes o PT, o PDT, o PCdoB, o PV, o PSOL, a Rede, o PRD e o Solidariedade.

O que está em disputa

O centro da briga é a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que liberou a candidatura de Dallagnol ao Senado por 4 votos a 3. O tribunal regional levou em conta, entre outros pontos, que os procedimentos administrativos abertos contra o ex-procurador acabaram arquivados mais tarde e não resultaram em nenhuma punição.

O relator no TSE, Floriano de Azevedo Marques, porém, viu indícios de que o TRE-PR contrariou o entendimento que o TSE já tinha sobre a situação eleitoral de Dallagnol. Para o ministro, o que aconteceu depois não basta, sozinho, para derrubar a conclusão a que a Corte chegou em 2023.