![]() |
| Consciente que nada mudará, vereador Juscelino aceitou a decisão com naturalidade |
O que muitos já esperavam sobre a
eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto do Mangue
acabou acontecendo. A decisão judicial que vem sendo aplicada em diversos casos
semelhantes pelo Brasil afora também alcançou o Legislativo portomanguense,
anulando a eleição realizada antecipadamente para o biênio 2027-2028.
Diante do resultado
Tentar atribuir a responsabilidade a
lideranças políticas específicas é, no mínimo, um exercício de especulação.
Algumas narrativas propagadas por blogs da região parecem mais movidas por
interesses políticos do que pelos fatos concretos.
Verdade
A eleição foi anulada porque foi
realizada de forma equivocada pelos próprios vereadores que conduziram e
insistiram no processo antecipado. Apostaram na manutenção do entendimento
adotado à época, mas acabaram esbarrando na interpretação da Justiça, que vem
anulando eleições antecipadas em diversas casas legislativas pelo país.
Após a decisão
O vereador Juscelino se manifestou
publicamente. Em nota divulgada nas redes sociais, afirmou ter recebido o
resultado com tranquilidade e respeito, destacando que sempre soube da
possibilidade de revisão judicial do pleito.
Mas há quem enxergue um verdadeiro
"jogo de cena" em toda essa movimentação. Mesmo com a anulação da
eleição que o havia escolhido presidente da Câmara, Juscelino fez questão de
reafirmar sua lealdade ao grupo político liderado pelo prefeito Faustino.
E surge a pergunta: alguém realmente
acredita que o prefeito não apoiará novamente seu aliado de confiança quando
chegar o momento da nova eleição da Mesa Diretora?
Na prática
A mudança pode ter sido apenas formal.
O cenário político continua praticamente o mesmo, com os mesmos atores e
interesses em campo.
Como diz o velho ditado: mudou de seis
para meia dúzia. Tudo continua como dantes no quartel de Abrantes.


