A Prefeitura de Pedra
Grande, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, lançou um programa
voltado ao tratamento da obesidade e de doenças associadas. A iniciativa prevê,
em alguns casos, o uso de medicamentos conhecidos como análogos de GLP-1 — as
chamadas “canetas emagrecedoras”.
De acordo com o município, a
primeira etapa do programa selecionou 20 pessoas, que já estão sob
acompanhamentos. Chamado de "Emagrece+", a iniciativa é custeada
integralmente com recursos da própria prefeitura.
Segundo a nutricionista do município,
Vanice Pontes, os participantes passaram por triagem e são selecionados
conforme critérios como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia,
doenças comumente relacionadas com a obesidade.
“Todos os pacientes que fizeram a
inscrição vão passar pela triagem comigo. Após essa triagem, toda a equipe se
reúne e faz a seleção. Essa seleção é feita por gravidade do problema”,
afirmou. "Não é um programa com finalidade estética", completa.

