segunda-feira, 31 de março de 2025

Touros e Barra de Maxaranguape sofrem com avanço do mar

 


O mar avançou com força neste fim de semana e causou destruição na orla de Barra de Maxaranguape, no município de Maxaranguape, localizado a aproximadamente 40 quilômetros de Natal. O fenômeno ocorreu durante a madrugada e a tarde do sábado 29, quando a maré atingiu níveis elevados e resultou em prejuízos para a região.

A Prefeitura de Maxaranguape, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que está acompanhando a situação e avaliando os danos provocados pela força das águas. No entanto, ainda não foi divulgado o número exato de barracas atingidas pelo avanço do mar.


Touros



O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu recomendação à Prefeitura Municipal de Touros para que adote medidas urgentes de combate ao avanço do mar no município. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira 19, alerta para os impactos ambientais, econômicos e sociais causados pelo problema.

Na recomendação, o MPRN orienta a gestão municipal que promova a estruturação do Corpo Técnico do Comitê Gestor do Projeto Orla e a criação do Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla. O Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla é “um instrumento importante, não só pela necessária participação social, mas como requisitos, muitas vezes, para aquisição de recursos junto à União para mitigar os efeitos da erosão costeira, e o Município de Touros não possui o referido Plano”.