A disparidades no acesso à internet em escolas brasileiras apontadas pelo INEP
Dados
da 1ª fase do Censo Escolar 2020, produzido pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam enormes
disparidades em relação ao acesso à tecnologia em instituições de ensino
brasileiras. Enquanto 96,8% das escolas particulares de educação infantil possuem
acesso à internet, em instituições estaduais esse percentual cai para 74,8%, ao
passo que apenas 66,2% dos colégios da rede municipal dessa modalidade de
ensino possuem o serviço.
O
detalhe
No
ensino fundamental, 97,6% das instituições particulares têm acesso à rede
mundial de computadores; na rede estadual, 92,1%; e, na rede municipal, esse
percentual cai para 64,7%;
No
ensino médio, em todos os tipos de escolas o acesso à internet supera os 90%.
Luiz
Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais
de Educação (Undime), vê com preocupação os resultados do censo, sobretudo em
um momento em que a tecnologia tem se mostrado tão importante no cotidiano dos
alunos brasileiros.
“Essa
questão é muito preocupante, sobretudo nesse momento em que nós teremos um
processo de retorno às aulas, que tudo indica será gradativo, de forma híbrida.
Será fundamental termos instrumentos de tecnologia para potencializar a
recuperação e a retomada dos direitos de aprendizagem não garantidos em 2020”,
afirma.
Em
coletiva de imprensa, Carlos Moreno, diretor de estatísticas educacionais do
Inep, disse que os resultados encontrados no levantamento indicam que
principalmente as escolas municipais, onde o acesso à internet é menor, terão
enormes desafios para aumentar a oferta de conectividade.
Acesso à internet em escolas do ensino fundamental por região Brasil 61 |
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