Guamaré, São Bento do Norte e Bodó se encontram entre os 100 maiores PIB' municipais do país; três cidades potiguares também estão entre os 30 menores PIBs do NE

 

O Nordeste possui 11 municípios dentre os 100 maiores PIBs per capita do país. O RN, com três representantes, foi o estado do Nordeste com mais municípios nessa lista: São Bento do Norte (49ª), Bodó (66ª) e Guamaré (70ª).  


O detalhe


Bodó é a quarta menor cidade em número de habitantes de toda essa lista, com 2.223, e São Bento do Norte, a sexta, com 2.747 habitantes.


Nessas cidades, as atividades de maior valor adicionado são, no caso de São Bento do Norte e Bodó, eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, enquanto Guamaré se destaca por suas Indústrias de transformação.


O PIB per capita é obtido dividindo o PIB pelo número de habitantes da localidade, medindo quanto do PIB caberia a cada indivíduo de um país se todos recebessem partes iguais.


Natal e mais 5 cidades do Nordeste detêm um quarto do PIB da região


A capital potiguar é o sexto município do Nordeste mais bem colocado no ranking dos 100 maiores PIBs municipais do país, atrás de Fortaleza, Salvador, Recife, São Luís e Camaçari. Juntas, essas seis cidades representam 25% do PIB nordestino, o que demonstra uma concentração de riqueza expressiva, visto que, dos 1794 municípios da região Nordeste, apenas 0,33% concentram um quarto daquilo que é produzido.


Além disso, Natal é a única cidade do Rio Grande do Norte nessa lista, ocupando a 40ª posição com um PIB de aproximadamente 24,8 bilhões de reais, o que corresponde a 0,34% de participação no PIB nacional e 2,37% do PIB do Nordeste.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, medido geralmente em um ano.


Três cidades do RN estão entre os 30 menores PIBs do Nordeste


A pesquisa trouxe também dados sobre os 30 menores PIBs por macrorregião. No Nordeste, cidades de apenas três estados apareceram nessas últimas posições. O Piauí teve o maior número de municípios (14), Paraíba, o segundo (13), e o Rio Grande do Norte, o terceiro (3). As cidades do RN que aparecem na lista são Viçosa (3ª), João Dias (17ª) e Monte das Gameleiras (23ª).


A desigualdade desses 30 municípios é tão acentuada que a participação de todas não chega a 0,07% do PIB da região Nordeste. Esse percentual de participação por região só não é menor do que o observado na região sudeste (0,02%).

 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.