quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Covid-19: Casos avançam pelo Brasil e taxa de positividade quase triplica em um mês

 


O Brasil vive um momento de alerta no acompanhamento da Covid-19. Um boletim recente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) revela que, até o dia 16 de agosto, o país registrou oito semanas consecutivas de alta nos casos confirmados da doença.

Nos últimos 28 dias, a taxa de positividade dos testes saltou de 5% para 13%, mostrando maior circulação do vírus em todo o território nacional.

Quem mais está sendo impactado

Embora o aumento tenha sido observado em todas as faixas etárias, o impacto é mais acentuado entre adultos de 30 a 59 anos. Entre os estados, o Distrito Federal aparece no topo, com 19% de positividade, seguido de Rio de Janeiro e São Paulo, ambos com 18%.

Enquanto isso, outros vírus respiratórios permanecem com positividade igual ou inferior a 5%, evidenciando o protagonismo do SARS-CoV-2 nesta fase.

Especialistas reforçam importância da vacina

O infectologista Julival Ribeiro explica que o coronavírus não desapareceu e segue em circulação mundial:

“O vírus da Covid-19 continua em todos os países, não foi erradicado. Portanto, a gente continua vendo casos praticamente durante o ano inteiro.”

Ele lembra ainda que o inverno e as aglomerações funcionam como combustível para a disseminação da doença. A recomendação central, sobretudo para pessoas dos grupos de risco, continua sendo a vacinação.

“A vacina que existe hoje também cobre essas novas variantes que estão surgindo a nível mundial da Covid-19”, destaca o médico.

Análise

O aumento da positividade em um curto intervalo mostra que a Covid-19 ainda exige atenção das autoridades e da sociedade. A doença deixou de ocupar o noticiário diário, mas segue presente — e o crescimento dos casos é um lembrete de que relaxar nas medidas de proteção é um risco.
A vacinação, nesse contexto, continua sendo a linha de frente para evitar complicações e frear o avanço do vírus.



📍 Fonte: Brasil 61