CGU: Governo do RN assina acordos de transparência e boas práticas de governança

 


O site Agora RN da destaque a visita  ministro da Corregedoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, onde cumpriu agenda no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira 12, para a assinatura dos acordos de cooperação técnica e ferramentas tecnológicas de transparência e boas práticas de governança.


Entre os termos assinados está um termo de adesão e aperfeiçoamento ao uso das ferramentas ePad, eAud, Control e Alice, sistemas de auditoria desenvolvidos pela Secretaria Federal de Controle Interno da CGU para gestão da atividade interna. A governadora Fátima Bezerra e a controladora geral do Estado, Luciana Daltro, e outros membros do governo do estado também estiveram presentes na assinatura.


O ministro Vinicius Marques de Carvalho, declarou que é uma das maiores prioridades da atual gestão intensificar os processos de auditoria para fiscalizar se a população de fato está tendo acesso aos programas sociais e benefícios concedidos pelo governo. Segundo ele, a recomendação teria partido do próprio presidente Lula.


“É muito importante, do ponto de vista do Governo Federal, e é essa orientação que eu recebi do presidente, saber se a população está sendo, de fato, contemplada pelas políticas que nós estamos desenhando. Por isso, nós voltaremos a municípios de todos os estados do país, para avaliar programas de construção de cisterna, o Programa Censo Escolar, o Mais Médicos, o Programa de Alimentação Escolar e o Brasil Sorridente”, afirmou.


Fátima ressaltou que a CGU tem sido um importante aliado no processo de transparência e boas práticas de governabilidade no Rio Grande do Norte e agradeceu a presença do controlador geral da União.


“Ela traz para nós muita credibilidade, segurança, nos ajuda no processo de governabilidade. Até porque esse é o perfil da CGU. Chegar junto para orientar, ajudar, para que a gente possa exatamente trilhar o manual adequado para que tenhamos uma boa governança. E agora, que é o acordo que nós estamos fazendo aqui, Luciana, esse compartilhamento de soluções tecnológicas e boas práticas de governança, nós estamos fortalecendo as bases do nosso estado, promovendo uma gestão mais eficaz e responsável”, disse.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.