sábado, 24 de maio de 2025
INSS volta a autorizar empréstimos mediante cadastramento biométrico
A partir desta sexta-feira (23), os
beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que quiserem
contratar novos empréstimos consignados terão que cadastrar seus dados
biométricos na plataforma Meu INSS, na internet.
A medida de segurança foi anunciada na
última segunda-feira (19), por meio de um despacho publicado
no Diário Oficial da União.
Assinado pelo presidente do instituto,
Gilberto Waller Junior, o documento estabelece que a identificação biométrica
de aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social atende à
necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para
empréstimos consignados, com o objetivo de mapear vulnerabilidades
operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo
maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.
A concessão de novas autorizações para
empréstimos consignados para aposentados e pensionistas estava
bloqueada desde o último dia 8.
Anunciado em meio às investigações de
irregularidades na cobrança de mensalidades associativas e empréstimos
consignados, o bloqueio atendeu a uma determinação do Tribunal
de Contas da União (TCU), de junho do ano passado.
Ao apurar denúncias de descontos não
autorizados por aposentados e pensionistas e encontrar indícios de
irregularidades, o TCU determinou que o INSS só permitisse as cobranças em
folha em favor de sindicatos e entidades sociais mediante a obtenção e
conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do
beneficiário. A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação
às entidades, quanto para empréstimos consignados.
O instituto recorreu das
determinações, alegando, entre outras coisas, que as autorizações para
empréstimos consignados já passavam por mecanismos de controle mais eficazes
que aqueles a que são submetidas autorizações para descontos de mensalidades
associativas em folha. No entanto, um dia antes do INSS anunciar o bloqueio dos
consignados, o TCU negou o recurso, mantendo as determinações.
O INSS alerta que não realiza
atendimento por meio de redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp, nem pede
aos beneficiários enviem documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários
por estes canais de comunicação. Todos os serviços e informações
sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais, como
o site, o Aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.
Agência Brasil

