Estado Potiguar terá 222 obras em 120 municípios no PAC Seleções

 


O Rio Grande do Norte vai receber investimentos do governo federal para realizar 222 obras, espalhadas em 120 municípios do estado. A medida faz parte do Novo PAC Seleções e foi anunciada na manhã desta quinta-feira (07) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante solenidade em Brasília que contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). A expectativa é que os benefícios alcancem mais de 2,9 milhões de potiguares nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.


O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. O programa está organizado em Medidas Institucionais e nove Eixos de Investimento.


A maior parte dos investimentos pro RN estão ligados à educação. Das 222 obras, 134 fazem parte deste grupo. São, por exemplo, 24 escolas em tempo integral, 41 creches e escolas de educação infantil, e mais 69 equipamentos para transporte escolar.


Mas há também investimentos em cinco CEUs de Cultura, equipamentos públicos de uso cultural e caráter comunitário. As unidades são compostas por espaços para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.


Para a saúde, o estado ainda deve receber aporte financeiro para 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 34 cidades, novas ambulâncias, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e mais.


Em todo o país, foram selecionados 6.778 obras e equipamentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa. Os investimentos somam R$ 23 bilhões.


“Tudo isso é pensando na população de todas as cidades brasileiras, no acesso a direitos essenciais como educação, saúde, mobilidade. O que está em discussão aqui é cidadania, direitos, é a melhoria de vida das pessoas”, classificou a governadora Fátima Bezerra (PT), durante a solenidade em Brasília junto a Lula (PT) e outras autoridades na apresentação dos números do programa.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.