A Janela partidária poderá mudar o rumo da eleição em Macau



O vereador que quiser mudar de partido para se candidatar à reeleição ou a prefeito nas eleições municipais deste ano tem de hoje (17) até o dia 3 de abril para fazê-lo, na chamada “janela partidária”.

A janela antes de eleições, inserida na legislação pela minirreforma eleitoral de 2015, é a única oportunidade em que o detentor de cargo eletivo proporcional, como o de vereador, pode mudar de partido livremente, sem risco de perder o mandato.

O prazo para a janela partidária sempre se encerra seis meses antes do pleito. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno, no dia 25 do mesmo mês.

Baseado nesse contexto

Macau deverá ver uma debandada de vereadores para outros partidos na busca de viabilizar suja reeleição -  nesse caso muitos edis não terão nem afinidade com o partido escolhido – já o que importa mesmo é aumentar suas chance para o pleito de 2020.

O detalhe



O nome "janela partidária" já diz tudo, essa janela não fala em ideais políticos/partidários, serve apenas para mudar de uma sigla para outra de acordo com o interesse pessoal de cada um dos envolvidos.

Mas

Essa 'janela' poderá mudar o rumo da politica em Macau, pois teremos pré-candidato com apoio direto de 5 vereadores com mandatos na cidade do sal.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.