Guamaré aposta em iniciativas inovadoras na promoção do atendimento humanizado no SUS
Com o planejamento focado no objetivo
da humanização no SUS, que é promover a participação ativa, ampliando o diálogo
dos gestores, dos profissionais de saúde e da população em processos
diferenciados, permeando os diferentes espaços de produção e promoção da saúde,
a Prefeitura de Guamaré através da Secretaria Municipal de Saúde tem se
aproximado cada vez mais dos usuários da rede pública de saúde do município.
Um dos exemplos dos resultados dessa
estratégia exitosa foi uma ação coletiva realizada na última semana, na UBS de
Baixa do Meio, onde aconteceu um encontro do Grupo Bem-Gestar, ainda em alusão
ao Dia das Mães. A ação emocionou o público formado na grande maioria por
gestantes, assistidas na unidade de saúde.
“A emoção se deu desde a acolhida as
gestantes e as mamães usuárias da unidade, que foram recebidas ao som de
violinos, do teclado e das violas”, destacou o Secretário de Saúde, Fabrício
Morais, agradecendo a parceria com o PROARTE, projeto executado pela Secretaria
Municipal de Educação.
As pacientes também foram beneficiadas
com Práticas Integrativas e Complementares (PICS), contando com o auxílio de
uma fisioterapeuta. Esses tipos de tratamentos utilizam recursos terapêuticos,
baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas
doenças, como depressão e hipertensão.
Na ação, ainda aconteceu uma dinâmica
sobre o tema: “Afetividade e Empoderamento Feminino”, com a participação de uma
psicóloga da Rede, que abordou o assunto despertando o interesse e a
interatividade das participantes com o tema. Ao término das atividades, foi
oferecido um mimo para cada usuária e servido um lanche.
Na gestão do prefeito Adriano
Diógenes, não apenas a comunidade de Baixa do Meio tem sido envolvida nas
estratégias da saúde, mas todas demais localidades, onde a presença das equipes
de Estratégia Saúde da Família tem feito toda uma diferença, seja com ações
preventivas ou educativas, sempre primando pelo bom acolhimento ao usuário,
sendo referência também na entrega do serviço com qualidade e humanizado.