Após 2 óbitos numa semana , diretora do HAF identifica que tipo de UTI's temos em Macau

 

Imagem ilustrativa de uma UTI 

Após dois óbitos ocorrido em Macau nesta semana onde a população cobrou posição sobre as UTI’s, já que foi tema de discursos e de panfletos nas ruas identificando que os macauenses tinham a disposição “ o governo das UTI’s”.

Pois bem

Em conversa ontem(20) com a diretora do HAF de Macau, Ludimilla Melo, ela foi categórica sobre a situação da UTI’s, disse;

“ As UTIs instaladas no hospital são leitos para pacientes com COVID. Como as UTIs de Guamaré, João Câmara, Assu, entre outras. Se recebermos pacientes com covid e os mesmos necessitarem de UTI, eles serão assistidos aqui. A UTI, funciona normalmente com equipamentos e profissionais todos os dias, salientando que isso foi dito por nós antes mesmo da inauguração, onde o prefeito disse por várias vezes que estava inaugurando a UTI durante a pandemia”.

No entanto

A realidade apresentada nesse momento pela diretora do HAF não se alinha com os discursos de rua dos aliados do prefeito, já que muitos diziam ser “ o prefeito das UTI’s”. 

Mas que UTI’s, se as mesmas funcionam apenas para casos de COVID-19?

Repasse estadual

A Diretora fez questão de dizer que até hoje não se viu a cor do repasse estadual, mesmo assim realizam um bom atendimento na área das tão faladas UTI's de Macau, destacando que;

“ Sobre o repasse do governo do estado, ele ainda não aconteceu. Demos entrada na documentação, porém ainda não foi homologado. Isso impede o funcionamento? Não.”

O detalhe

Ludimilla, diretora do HAF, ainda disse em áudio que pelo déficit de profissional para atender com um médico intensivista na UTI de Macau, o município disponibilizou um médico clinico geral para UTI Covid-19.

Conclusão

Para todos os efeitos Macau não possui uma UTI de fato, o município pode ter alardeado, falado da reestrutura do HAF, das aquisições materiais, mas não se faz uma UTI funcionar com qualidade apenas com um médico clinico geral .

Pois uma UTI é a Unidade de Tratamento Intensivo, onde pacientes com graves problemas que precisam de cuidados e supervisão constante são internados. Realidade que não existe em Macau no atual momento.

Encerro com profundo lamento apresentando velho ditado popular; Subam e desçam, mas o funcionamento dessas UTI's esqueçam.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.