quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Valorizando a cultura popular: Com apoio direto aos blocos, Carnaval de Macau 2026 reafirma sua essência popular

 


Enquanto adversários da atual gestão salineira utilizam as redes sociais para confundir a população, questionar e insinuar que o carnaval genuinamente salineiro não vai acontecer, a prefeita Flávia Veras dá uma resposta objetiva: o Carnaval de Macau em 2026 está mais vivo do que nunca.

Com uma nova concepção de fazer a festa acontecer, diferentemente de centenas de municípios potiguares,  a gestão de Macau prioriza quem realmente dá identidade, cor e brilho ao carnaval da Terra das Salinas, a gestão municipal lançou o Edital de Chamamento Público para Apoio Financeiro ao Carnaval de Rua de Macau 2026.

A proposta rompe com práticas adotadas em anos recentes. Em 2026, o investimento público no reinado de Momo será direcionado diretamente às agremiações carnavalescas que desfilam no circuito oficial da folia. Os blocos receberão suporte financeiro municipal, fortalecendo desde as menores até as maiores estruturas que puxam o arrastão durante os quatro dias de carnaval.

Valorização cultural

O edital já está disponível no Diário Oficial, garantindo transparência e incentivo à cultura popular. As inscrições começaram hoje e seguem até o dia 28.

“É mais apoio, mais organização e mais valorização de quem faz o Carnaval acontecer nas ruas de Macau”, destacou Pedro Victor, secretário de Esporte, Turismo, Cultura e Eventos.

Essência do Carnaval

O modelo adotado reafirma que é possível manter viva a essência do carnaval sem a necessidade de grandes gastos com shows musicais, que muitas vezes geram impactos administrativos negativos em outras áreas da gestão pública.

A prefeita Flávia Veras demonstra sensibilidade e responsabilidade com quem constrói a festa popular, ao mesmo tempo em que envia um recado claro: Macau é prioridade, e a administração opta por um carnaval com os pés no chão, sem comprometer serviços essenciais nem gerar constrangimentos à população no pós-carnaval com falta de insumos para atender demandas da população.

Para os que torcem pelo fracasso da gestão pública e a não realização do reinado de momo, já se torna evidente que o novo formato do projeto carnavalesco prova exatamente o contrário: o Carnaval de Macau está vivo, presente, fortalecido e em processo de renovação com os frevos nas ruas, trio pranchão e paredões na avenida, troças percorrendo as ruas da cidade, frevo na praça, folia na praia e trio pranchão na quarta-feira de cinzas na comunidade praiana de Diogo Lopes.

Agora é só aguardar a programação oficial....