quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Fim da escala 6x1: avanço de PEC no Senado surpreende governo

 


A aprovação da PEC que reduz gradualmente a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais pegou até o governo de surpresa. O texto, de autoria de Paulo Paim e relatado por Rogério Carvalho, passou na CCJ do Senado de forma simbólica e integral, abrindo uma nova rota para a mudança na legislação trabalhista. A proposta prevê diminuição de uma hora por ano até atingir o limite de 36 horas, além de garantir dois dias consecutivos de descanso, preferencialmente no fim de semana.

Esse avanço altera a estratégia do governo Lula, que até então apostava na Câmara, apoiando um projeto mais moderado — o que reduzia a jornada para 40 horas. A aprovação no Senado reposiciona o foco: agora, o Planalto vai priorizar articulação entre senadores para tentar levar a PEC ao plenário ainda antes do recesso. 

Até mesmo o ministro Guilherme Boulos, que defendia o caminho mais rápido para acabar com a escala 6x1, reconheceu que a proposta do Senado pode se tornar a principal via se continuar avançando.

Enfim

A aprovação na CCJ acelerou o tema, fortaleceu o Senado como protagonista dessa pauta e obrigou o governo a reorganizar sua estratégia para tentar consolidar a redução da jornada ainda este ano.