terça-feira, 22 de julho de 2025

“Rua não é lugar de lixo”: servidores iniciam limpeza urbana em Macau às 5h da manhã

 

5hs da manhã ja começa a retirada lixo, mas...

A rotina de quem acompanha a paisagem urbana de Macau revela uma cena preocupante: acúmulo de lixo em pontos específicos da cidade. Mas engana-se quem pensa que o problema é a ausência de coleta. A realidade é outra: o descarte irregular por parte da população que ainda insiste em ignorar o óbvio — rua não é lugar de lixo.

Coleta regular, mas desrespeito constante

A Secretaria de Infraestrutura do município informa que os carros coletores circulam regularmente, três vezes por semana, cobrindo todos os recantos da cidade. No entanto, o hábito de descartar resíduos nas ruas continua firme, como se o espaço público fosse extensão da lixeira doméstica.

Trabalho começa cedo, mas lixo volta rápido

A equipe de limpeza urbana inicia as atividades diariamente a partir das 5h da manhã. Ainda assim, por volta das 10h26 desta terça-feira (22), já havia lixo novamente acumulado em locais que haviam sido limpos poucas horas antes. É a prova clara de que o problema vai além da coleta — está no comportamento da população.

Secretário reforça apelo à consciência coletiva

O secretário de Infraestrutura do município foi direto ao comentar a situação:

“Como se pode ver, colocamos nossos funcionários logo cedo para fazer a coleta de lixo nas ruas na busca de melhorar esse serviço. Agora, temos que convencer a população de que rua não é lugar de lixo.”

A limpeza urbana não é responsabilidade apenas do poder público — é um dever coletivo. Enquanto a população não entender isso, o trabalho dos servidores continuará sendo sabotado pelo descaso de quem prefere sujar a cidade ao invés de preservar o lugar onde vive.