segunda-feira, 28 de julho de 2025

Macau promove ação histórica no Dia do Agricultor com foco na agricultura familiar

 


No Dia do Agricultor, o município de Macau deu um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar ao realizar a ação “Dia no Campo” no assentamento Sebastião Andrade II. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Agricultura e Pesca, contou com a presença de agricultores, técnicos da EMATER, representantes do Banco do Nordeste (BNB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e da comunidade local.

Representando a prefeita Flavinha Veras, o servidor público Airton Pereira participou ativamente das discussões. A programação trouxe palestras e orientações técnicas sobre o projeto RURALLES - Quintais Produtivos( com Jaqueline Rodrigues e Luany Gabriely), despertando nos assentados um sentimento de valorização e pertencimento.

A presidente do assentamento, Fátima Janaina, fez um desabafo que retrata a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo:
“Para quem não conhece a nossa luta, dizem que somos preguiçosos. Convido essas pessoas a virem ver nossa realidade. Nunca tivemos um momento como este. A gestão da prefeita Flavinha Veras oportuniza esse debate para fortalecer políticas públicas e valorizar o que produzimos.”

O secretário municipal Ubiratam Bezerra destacou o simbolismo da ação:
“Esse é um novo tempo. Tempo de plantar para colher. Um tempo de esperança para as famílias assentadas que, por anos, estiveram esquecidas.”

Há mais de duas décadas, não se via uma ação institucional desse porte voltada aos assentamentos rurais da cidade. O evento marca o início de uma nova fase no relacionamento entre o poder público e o campo salineiro, reafirmando o compromisso da atual gestão com os trabalhadores rurais e a produção sustentável.

O evento teve a participação direta dos assentados apresentando seus produtos e expondo para vendas , além de um coffee break para todos os participantes deste projeto municipal renovador que inspira esperança de dias melhores ao homem do campo da região rural da cidade de  Macau.