sexta-feira, 18 de março de 2022

Audiência pública na ALRN sobre ativos da Petrobrás no RN chama atenção dos representantes políticos de Guamaré que comparecem em peso

 

Audiência promovida pelo deputado estadual Hermano Morais

Após assinar a venda do Polo Potiguar para a 3R Petroleum por US$ 1,38 bilhão em janeiro, a Petrobras deve encerrar suas operações de produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte até o primeiro trimestre de 2023, quando pretende encerrar a transição dos campos maduros em terra e em águas rasas na costa potiguar para a nova concessionária.


O polo envolve 22 concessões de campos de produção, junto com a infraestrutura de processamento, refino, logística, armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural, localizadas na Bacia Potiguar.


Após a compra, a 3R ficará com cerca de 80% da estrutura montada pela Petrobras no estado ao longo de mais de 40 anos. Outros polos foram adquiridos também por outros produtores independentes. O início da transição ainda depende do resultado da análise da venda pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).


Nova empresa pretende dobrar produção


A 3R, que já conta com operações em campos de Macau e Areia Branca, anunciou que vai investir aproximadamente R$ 7,3 bilhões no Rio Grande do Norte até 2032, em reativação de poços, novas perfurações e infraestrutura, e garantiu que vai manter o funcionamento da refinaria Clara Camarão - um dos ativos vendidos pela Petrobras.


De acordo com o presidente da 3R, Ricardo Savini, a empresa já ampliou a produção em cerca de 60% no campo de Macau, que começou a operar em 2020. A expectativa é ampliar ainda mais a produção a partir da perfuração de novos poços, o que só deve começar a acontecer no segundo semestre.


Com a aquisição do novo polo, ele disse que pretende dobrar a produção atual e estimou criação de cerca de 5 mil vagas de trabalho.


Pelo interesse social, representantes políticos de Guamaré comparecem


Uma audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discutiu a transição do setor de petróleo no estado. A audiência promovida pelo deputado Hermano Morais foi acompanhada de perto pelos vereadores e representantes políticos da cidade de Guamaré.


Realidade muito bem destaca nas páginas do instagram do  ex-prefeito Helio e do Prefeito Guamareense Arthur Teixeira, onde se expressou Helio Miranda;


“ Hoje estive na Audiência pública na Assembleia Legislativa do RN com o tema: Impactos sociais e econômicos da venda dos ativos da Petrobrás no RN. Que possamos colher bons frutos!"


Já o prefeito Arthur Teixeira observou que;


“ A Prefeitura de Guamaré está confiante com a chegada da nova empresa administradora. Da nossa parte estamos investindo em capacitação e trabalharmos juntos para trazer mais empregos e desenvolvimento econômico para nossa cidade.”