Audiência pública na ALRN sobre ativos da Petrobrás no RN chama atenção dos representantes políticos de Guamaré que comparecem em peso

 

Audiência promovida pelo deputado estadual Hermano Morais

Após assinar a venda do Polo Potiguar para a 3R Petroleum por US$ 1,38 bilhão em janeiro, a Petrobras deve encerrar suas operações de produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte até o primeiro trimestre de 2023, quando pretende encerrar a transição dos campos maduros em terra e em águas rasas na costa potiguar para a nova concessionária.


O polo envolve 22 concessões de campos de produção, junto com a infraestrutura de processamento, refino, logística, armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural, localizadas na Bacia Potiguar.


Após a compra, a 3R ficará com cerca de 80% da estrutura montada pela Petrobras no estado ao longo de mais de 40 anos. Outros polos foram adquiridos também por outros produtores independentes. O início da transição ainda depende do resultado da análise da venda pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).


Nova empresa pretende dobrar produção


A 3R, que já conta com operações em campos de Macau e Areia Branca, anunciou que vai investir aproximadamente R$ 7,3 bilhões no Rio Grande do Norte até 2032, em reativação de poços, novas perfurações e infraestrutura, e garantiu que vai manter o funcionamento da refinaria Clara Camarão - um dos ativos vendidos pela Petrobras.


De acordo com o presidente da 3R, Ricardo Savini, a empresa já ampliou a produção em cerca de 60% no campo de Macau, que começou a operar em 2020. A expectativa é ampliar ainda mais a produção a partir da perfuração de novos poços, o que só deve começar a acontecer no segundo semestre.


Com a aquisição do novo polo, ele disse que pretende dobrar a produção atual e estimou criação de cerca de 5 mil vagas de trabalho.


Pelo interesse social, representantes políticos de Guamaré comparecem


Uma audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discutiu a transição do setor de petróleo no estado. A audiência promovida pelo deputado Hermano Morais foi acompanhada de perto pelos vereadores e representantes políticos da cidade de Guamaré.


Realidade muito bem destaca nas páginas do instagram do  ex-prefeito Helio e do Prefeito Guamareense Arthur Teixeira, onde se expressou Helio Miranda;


“ Hoje estive na Audiência pública na Assembleia Legislativa do RN com o tema: Impactos sociais e econômicos da venda dos ativos da Petrobrás no RN. Que possamos colher bons frutos!"


Já o prefeito Arthur Teixeira observou que;


“ A Prefeitura de Guamaré está confiante com a chegada da nova empresa administradora. Da nossa parte estamos investindo em capacitação e trabalharmos juntos para trazer mais empregos e desenvolvimento econômico para nossa cidade.”



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.