Nove cidades do País tem situação de emergência reconhecida devido à falta de chuvas; cinco destas cidades estão localizadas no RN

 

Açude em Angicos(foto ilustrativa)

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, reconheceu nesta quarta-feira (22), a situação de emergência em nove cidades brasileiras atingidas pela falta de chuvas.


Cinco estão no Rio Grande do Norte. São elas: São Paulo do Potengi, Upanema, Bodó, Acari e Angicos. Outras duas estão no Ceará: Parambu e Jaguaretama. Também obtiveram o reconhecimento federal as cidades de Botuporã, na Bahia, e Betânia do Piauí.


Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores desses municípios podem solicitar auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. O coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como os recursos podem ser utilizados.


"Os recursos da Defesa Civil Nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre". 


As solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. 


Também nesta quarta-feira, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em Canindé de São Francisco, no estado de Sergipe. A cidade foi atingida por chuvas intensas.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.