segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Prefeito de Carnaubais promove festa natalina, mas exonera dezenas de pais de família

 


Enquanto promovia uma noite de confraternização na Praça Santa Luzia, com acendimento das luzes de Natal, chegada do Papai Noel e cinema ao ar livre, o prefeito de Carnaubais, Gleudinho, autorizava a exoneração de dezenas de servidores comissionados da Prefeitura.

O evento, realizado por meio da Secretaria de Educação e Cultura, foi apresentado como um momento especial para as famílias e, sobretudo, para as crianças, celebrando o espírito natalino. No entanto, nos bastidores da gestão, a realidade foi bem diferente para muitos trabalhadores do município.

Entenda

No início do fim de semana, foi publicada no Diário Oficial do Município a Portaria nº 342/2025, que determina a exoneração de servidores ocupantes de cargos comissionados em diversos órgãos da administração municipal. A medida atingiu secretarias estratégicas como Chefia de Gabinete, Administração, Finanças, Saúde, Obras, Educação, Desenvolvimento Rural, Esporte e Lazer, Recursos Hídricos, Cultura e Turismo, Meio Ambiente, Planejamento e Trabalho, Habitação e Assistência Social.

Na prática

O mesmo governo que ofereceu lazer e celebração em praça pública retirou, quase simultaneamente, o sustento de dezenas de pais e mães de família, justamente às vésperas do Natal.

A decisão levanta questionamentos inevitáveis: em um período simbolicamente marcado pela solidariedade e sensibilidade social, a prioridade da gestão foi iluminar a cidade ou preservar o emprego de trabalhadores que dependem do salário para manter suas famílias?

O contraste entre o discurso festivo e a ação administrativa

Só evidencia uma escolha política que, para muitos, soa insensível e contraditória. Afinal, luzes de Natal encantam por uma noite, mas o desemprego apaga a esperança de muitas casas por muito mais tempo.