terça-feira, 30 de setembro de 2025

Macauenses marcam presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília

 



Macau esteve representada na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada em Brasília nos dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro. A cidade contou com a participação de Nathalia Bento, representando a sociedade civil pelo artesanato, e de uma representante das Mães Atípicas do município.

O evento reuniu mulheres de todas as regiões do país, com diferentes trajetórias, mas unidas pelo mesmo propósito: fortalecer a luta por igualdade de direitos, valorização, respeito e garantia de políticas públicas voltadas às mulheres.

“Como representante, pude contribuir nos debates, ouvir experiências diversas e reforçar a importância de ampliar a participação feminina nos espaços de decisão, sempre em defesa de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. Foi uma oportunidade enriquecedora de aprendizado, troca e reafirmação do compromisso com a construção de políticas públicas que atendam às necessidades e conquistas das mulheres brasileiras”, destacou Nathalia Bento.

Figura atuante nos bastidores da política regional, Nathalia é reconhecida por não se curvar diante das dificuldades, mobilizando lutas em defesa do artesanato, das classes populares e das marisqueiras de Macau. Com esse perfil, tem conquistado avanços reais para as pautas que defende.

Atenta à importância do apoio institucional, Nathalia fez questão de agradecer publicamente:

“Quero agradecer à Prefeitura de Macau em nome da prefeita Flávia Veras e de Rui Veras pelo carinho e atenção de sempre! Essa minha participação não poderia deixar de mencionar a futura secretária das Mulheres de Macau, Vera Santos. Tenho certeza que você vai fazer o possível para essa pasta ser uma das melhores que Macau poderá ter.”

A 5ª CNPM é um amplo processo democrático e participativo promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, em parceria com entes federativos e sociedade civil. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência reafirma a importância da escuta ativa e da representação plural das mulheres brasileiras.