quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Enquanto a UERN de Pau dos Ferros consegue aprovação para curso de doutorado pelo MEC; UERN de Macau segue com suas portas fechadas

O Ministério da Educação (Mec), através da portaria Nº 113, de 17 de fevereiro de 2025, reconheceu cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), avaliados e aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, dentre eles, o programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Sediado no Campus Avançado de Pau dos Ferros, este é o segundo curso de doutorado oferecido na unidade, consolidando a região como um importante polo de formação acadêmica e pesquisa avançada.

“A criação do doutorado fortalece a interiorização da pós-graduação stricto sensu, promovendo a qualificação de pesquisadores e a produção de conhecimento voltado ao planejamento territorial, desenvolvimento regional e políticas públicas”, comentou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg/Uern) , Ellany Gurgel.

A coordenadora do Plandites, Sara Taciana Bezerra, também comemorou a conquista. “O Plandites recebe com muita alegria o reconhecimento do curso de Doutorado, o segundo no Campus Avançado de Pau dos Ferros, que acolhe egressos da região do Alto Oeste Potiguar e da região fronteiriça dos estados do Ceará e da Paraíba. Fruto do trabalho e dedicação de um corpo docente afinado com as demandas do território, este curso representa mais um avanço da Uern, capaz de contribuir com o desenvolvimento regional e com a qualidade de vida das pessoas no semiárido nordestino”.

O Doutorado Acadêmico agora está em análise na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Consepe para homologação do seu funcionamento na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

“A iniciativa reafirma o compromisso da Uern com a expansão da ciência e da inovação, contribuindo para o crescimento socioeconômico do Rio Grande do Norte e ampliando as oportunidades para pesquisadores e profissionais da região”, finalizou Ellany Gurgel.

Já em Macau

Sofre nesse ambiente de educação para 3º grau, enquanto a cidade de Pau dos Ferros comemora tal conquista, a cidade de Macau e toda região salineira sofre com o fechamento de suas unidades escolares de forma presencial, confirmando que o ambiente educacional do município só crescerá se tivermos representantes políticos, a nível de estado, compromissado com nossas causas educacionais.

Sobretudo

Porque enquanto nossos votos saírem para representantes estaduais sem nenhum compromisso com o nosso povo, vamos sofrer a cada dia e, consequentemente, vamos continuar sendo a cidade do já teve.