Mais de 679 mil pessoas no Brasil aguardam em filas de cirurgias eletivas

 


No Brasil, 679.188 pacientes aguardam na fila para a realização de consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). Os números foram atualizados no último dia 9 de maio e divulgados pelo Ministério da Saúde.


Com o objetivo de reduzir essa fila, o Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF) pretende avançar com procedimentos de cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas.


No início do ano, foram destinados R$ 600 milhões para apoiar estados e municípios nessa redução. Até o momento, 19 estados já aderiram ao Programa Nacional de Redução das Filas, são eles:

Acre;

Alagoas;

Amapá;

Amazonas;

Bahia;

Ceará; 

Distrito Federal;

Espírito Santo; 

Goiás;

Maranhão; 

Minas Gerais;

Paraíba;

Piauí;

Rio Grande do Norte;

Rondônia;

Roraima;

Rio Grande do Sul;

Santa Catarina;

Tocantins


Segundo o Ministério da Saúde, o programa também prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Brasil. Cada estado estabeleceu as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local. Entre os procedimentos mais listados pelas unidades federativas, estão:


Cirurgia de catarata;

Retirada da vesícula biliar;

Cirurgia de hérnia;

Remoção das hemorroidas;

Retirada do útero.

O secretário de atenção especializada à saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, afirma que a atuação da equipe responsável pela saúde municipal no desenvolvimento do projeto é essencial para que se possa fazer uma avaliação da quantidade de pessoas que estão na fila de espera e, assim, criar estratégias para reduzir as filas.



Fonte: Brasil 61


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.