Valores a receber: Dinheiro esquecido nos bancos já pode ser solicitado

 


Quem tem dinheiro esquecido nos bancos já pode solicitar o recebimento. O Sistema de Valores a Receber (SVR) voltou a funcionar às 10h desta terça-feira (7). Os valores estão disponíveis para consulta  desde o  dia 28 de fevereiro. Milhares de pessoas já estão congestionando o sistema de informações do Banco Central para fazerem suas consultas. Para os que irão receber dinheiro de volta, o  sistema informa, a partir de hoje, quando e como  será feita a devolução da quantia deixada nos bancos, em décadas passadas. 


O que é o SRV 


Carlos Eduardo Oliveira, conselheiro do Regional de Economia de São Paulo, explica que o sistema foi criado pelo Banco Central para que as pessoas possam verificar se possuem algum dinheiro em contas que abriram em bancos no passado. “São contas correntes que na década de 80 e um pouquinho na década de 90 também  as pessoas deixaram com dinheiro”, informa .


Como Solicitar o pagamento


Para consultar se há valores a receber em bancos e outras instituições, basta acessar o site valores a receber. Carlos Oliveira  alerta aos usuários sobre os perigos de possíveis golpes. “Cuidado para não cair em armadilha, ou o site do Banco Central, ou o aplicativo do Banco Central. São esses os dois meios oficiais”, orienta.


No caso de pessoas físicas, para fazer a consulta basta informar o CPF e a data de nascimento. No caso de pessoas jurídicas, as informações necessárias são o CNPJ e a data de abertura da empresa. Caso haja algum valor a receber, o interessado poderá acessar o SRV com a conta Gov.

- Ao consultar o site e verificar se há algum valor a receber, o usuário também deverá observar a data em que poderá sacar o dinheiro;

- No período em que o interessado poderá solicitar a retirada do valor, o mesmo deverá fazer o login com a conta Gov;

- Ler e aceitar os termos de responsabilidade;


Após esses passos, o sistema poderá indicar duas opções: "solicitar por aqui”, para devolução do valor via Pix ou “solicitar via instituição", para aqueles que não possuem Pix. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.