terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Macau recebe equipe da SETHAS/RN para discutir implantação da Vigilância Socioassistencial

 


Na última semana, a cidade salineira de Macau recebeu a visita da equipe técnica da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte (SETHAS/RN) para discutir a implantação da Vigilância Socioassistencial no município.

A capacitação foi conduzida pelas equipes de Vigilância Socioassistencial e de Proteção Social Básica da Coordenação de Proteção e Assistência Social (COPAS/SETHAS). O principal objetivo dos encontros foi contribuir para o processo de implementação da Vigilância Socioassistencial, fortalecendo a gestão da Política de Assistência Social no município.

A atividade foi estruturada em três módulos.


No Módulo 1, houve o alinhamento conceitual sobre a Vigilância Socioassistencial, abordando sua estrutura, funções e principais atribuições.

O Módulo 2 tratou dos sistemas da Rede SUAS e da qualificação das informações.

Já o Módulo 3 foi dedicado ao acompanhamento e à Supervisão Técnica, encerrando a capacitação com a discussão do processo de reordenamento do Programa Criança Feliz, considerando sua transição para o formato de serviço.

O alinhamento entre a SETHAS e a equipe técnica do município evidencia que Macau está preparada para enfrentar as demandas sociais, especialmente no papel estratégico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), responsável por produzir, analisar e disseminar informações sobre vulnerabilidades, riscos e necessidades da população nos territórios.

Para a secretária adjunta de Assistência Social, Renilda Miguel, o investimento contínuo em capacitação fortalece a política pública.

“A realização de capacitações contínuas, como Macau sempre proporciona, nos permite cruzar dados com a oferta de serviços de forma precisa, qualificando o planejamento, a execução e a gestão da proteção social, garantindo que os serviços e benefícios cheguem a quem realmente precisa, de maneira adequada e em tempo hábil”, destacou.