Estado do RN que é governado por uma profissional de educação possui a 2ª maior taxa de abandono escolar do Ensino Médio no Brasil

 

Para um estado governado por uma profissional de educação, os números apresentados pelo Censo Escolar da Educação Básica de 2021 é de fazer pena como se encontra o estado potiguar.


Pois bem


Os dados da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021 apontam que, no ano passado, o Rio Grande do Norte ficou muito aquém do esperado e registrou números de uma educação decadente.


Veja


- A maior taxa de reprovação (10,7%) e abandono escolar (14,7%) do Ensino Médio em todo o Nordeste.  Na outra ponta, a taxa de aprovação é a menor da região (74,6%).


O Estado tem a segunda menor taxa de aprovação do País, com aproveitamento melhor apenas do que o Pará, que registrou índice de 73,3%.


Em relação ao abandono de estudantes do Ensino Médio, o Rio Grande do Norte está em segundo lugar no ranking nacional. A taxa do Estado Potiguar é de 14,7% só não é pior do que o índice do Pará, que registra 15,6% de abandono escolar.


Os dados foram divulgados na semana passada  e estão disponíveis portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e no sistema do Educacenso.


O detalhe


A diferença entre os dados do RN e dos estados vizinhos é outro aspecto que chama a atenção. A taxa de reprovação no RN é 35 vezes maior que a do Ceará (10,3% x 0,3%). Até mesmo a comparação com o segundo colocado da lista coloca o RN em situação difícil. A taxa de Alagoas é de 4,5%, ou seja menos que a metade.


O mesmo acontece com a taxa de abandono. O RN tem números 10 vezes maiores que Pernambuco.


Mesmo assim


A reportagem do Jornal Tribuna do Norte chama atenção para questão de reprovação, já que o estado potiguar se encontra na sexta colocação no Brasil com índice de 10,7%.


Por fim


Na questão de reprovação o estados como   Amapá (15,4% ), Mato Grosso do Sul (13,8%), Mato Grosso (12,3%), Santa Catarina (12,1%) e Distrito Federal (11%).


No comparativo entre 2020 e 2021, os números do ano passado no Rio Grande do Norte também apontam para um declínio no rendimento dos estudantes do Ensino Médio do Estado.


Especialistas ouvidos pelo jornal TRIBUNA DO NORTE avaliam que é necessário analisar os dados com cuidado, uma vez que os estados adotaram critérios diferentes para definir os processos de aprovação, reprovação e abandono escolar. 

 

Secretário de Educação, Getúlio Marques, explica que, em 2019, havia dificuldades financeiras. No ano seguinte, veio a pandemia



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.