Guamaré: A vontade, o sentimento e o desejo de desenvolver o turismo de sua terra faz parte da vida cotidiana deste jovem sonhador que é um produto do meio

 


Guamaré, cidade salineira e litorânea. Este ano a cidade faz 60 anos de Emancipação política. Mas o que tem chamado à atenção da nossa redação é o que tem acontecido nos bastidores da gestão pública da cidade, a prefeitura municipal de Guamaré tomou um rumo bem inusitado ao ser cada vez mais transparente das atividades e iniciativas dos gestores por meio das redes sociais.


Pois bem


Os perfis oficiais da prefeitura Municipal de Guamaré diariamente mantem a população informada dos feitos do prefeito e das demais pastas, de forma cada vez mais interativa.


Por falar no prefeito


O jovem político leva a sério a gestão pública com responsabilidade social, sem contar que sempre conhece a fundo o que fala, não tem medo de câmeras, a segurança o preparo do mesmo em suas falas e suas entrevistas deixam evidências que ele está pronto pra fazer as coisas acontecerem, os comentários nas ruas da cidade de Guamaré e cidades circunvizinhas é que a escolha da sua equipe é coisa de se aplaudir de pé, 90% das pastas geridas por profissionais técnicos que estão dando um show de gestão e promete revolucionar a forma de gerir as repartições públicas.


Turismo


Ao tomar conhecimento das novidades que aconteceram nos últimos dias relacionado ao turismo no Rio Grande do Norte, achei por bem aproveitar o ensejo para conversar com o Secretário Municipal de Turismo de Guamaré ,o Jovem franzino Anderson Maciel, turismologo, com gestão em turismo e hospitalidade, que possui uma voz mansa e semblante calmo me surpreendeu por conhecer o ambiente como ninguém.

 

Sobretudo


Porque nos parece que a escolha do Jovem para a pasta abriu um leque de oportunidades para a cidade e também despertou a esperança em outros jovens do município e região para crescer profissionalmente.


O dialogo


O secretário Anderson falou de seus sonhos e anseios para cidade de Guamaré, deixou claro o que o prefeito lhe pediu quando ocorreu o convite para assumir a pasta, disse o prefeito;  “ encontre os problemas e resolva”, assim o secretário  tem procurado fazer.


Turismo


Guamaré é uma cidade litorânea é tem sim um enorme potencial turístico, Anderson destaca os passos que Guamaré já deu nesta direção mas ressalta “ainda precisamos fazer o dever de casa em alguns setores e fatores, mas o voo é certo.”

Essa preocupação em preparar e conscientizar a própria população para poder prover realmente do Turismo nos chama atenção. Já que o mesmo busca trabalhar com a realidade e desde o anuncio do seu nome para assumir a pasta de turismo de Guamaré.



Mapa do Turismo e Polo do Sertão para o Mar

 


Com o novo contexto de fazer turismo regional, Guamaré faz parte do novo polo turístico chamado Polo do Sertão para o Mar, composto por mais seis cidades além de Guamaré, são elas: Galinhos, Guamaré, Macau, Pendencias, Alto do Rodrigues, Carnaubais e Jandaíra.


O secretario falou da felicidade de que o município de Guamaré já está no novo polo e dos benefícios que traz ao município. Segundo ele; “ trabalharemos para desenvolver um Programa de investidores, fazer parte do Mapa Nacional do Turismo, ser o destino de milhares de Turistas Domésticos (aqueles que vem do mesmo estado ou estados vizinhos) e Turistas Internacionais”


Para o secretário guamareense  o município apresenta um forte potencial em atrativos naturais, históricos, culturais sem esquecer dos eventos que com esforço e trabalho serão resgatados, como destaca o Secretário “com responsabilidade financeira, é possível fazer o melhor, sem gastar horrores, meu papel é desenvolver o turismo como um todo não apenas em uma linha. Isso já me anima.”  Nesse momento percebi os olhos marejados do jovem que busca de todas as formas desenvolver o turismo de sua terra.

 

O secretário Anderson do Turismo

 




Buscando desenvolver um trabalho que possa agregar a cada dia nas redes sociais, mas reconhece que ter o alinhamento com o governo é fundamental, por isso ressalta; “Estou gerindo para todos, quero cada vez mais mudar o rumo da gestão pública e garantir que esta pasta se torne ainda mais humanizada. Tenho consciência da minha função, minha criação, a educação que meus pais me deram e minha religião é o cuidar. Isso me satisfaz mesmo distante das mídias.”


A boa conversa de um jovem sonhador nos faz crer que tudo é possível, uma vez que o objetivo é exaltar Guamaré e sua essência turística, este jovem está disposto a isso.


Para encerrar


Reconheço que o prefeito Arthur Teixeira acertou na escolha a escolha, mas se diante do exposto você ficou curioso para os próximos capítulos e já com desejo de conhecer a Guamaré que o Secretário apresentou com amor,  paixão no que faz e conhecimento no que diz, cabe a pergunta depois desse bate papo agradável; Guamaré esteve escondendo o “peixe” esse tempo todo? 


Mas é claro que o prefeito é um bom pescador, pois encontrou essa joia rara. O jovem secretário encerra a nossa resenha dizendo que;


“ Agora é abrir os olhos e aguardar com muita expectativa o acontecer gradativo do turismo guamareense, que eles nos aconteça como um sentimento adormecido que abre os olhos para esperança de um grande  futuro.”

 

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.