Como economizar após alta de até 10,89% no preço dos remédios?

 


O aumento de até 10,89% do preço dos remédios chegou às farmácias no dia 1º de abril. E não veio sozinho. Soma-se ao reajuste da conta de luz, inflação de alimentos e à alta dos combustíveis.


O conjunto de majorações corrói a renda das famílias - que nem sequer tiveram ganho real no salário mínimo neste ano. Mas como lidar com mais essa pressão no orçamento?


O caminho é o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas que atendam a todas as necessidades de saúde dos cidadãos, sobretudo, voltadas para pessoas de baixa renda.


O programa Farmácia Popular, contudo, já prevê gratuidade ou descontos de até 90% para medicamentos considerados essenciais . 


No entanto, quando o consumidor precisa de produtos que não são contemplados pelo benefício, só resta recorrer aos descontos para reduzir o impacto da elevação. Usuários de planos de saúde, classes profissionais e associados em clube esportivo possuem vantagens em algumas redes. 


Além disso, laboratórios e farmácias oferecem abatimentos para clientes cadastrados em sistema de fidelização como acontece em Macau, mas na nossa cidade serve apenas para sorteios. 


O professor da Universidade Federal do RN (UFRN) e pesquisador em finanças pessoais e comportamentais, Érico Veras, pondera que a busca por economia de fármacos deve ser criteriosa. 


“Não se pode fazer troca de medicamento da mesma forma que se faz com a alimentação, como deixar de consumir determinado produto por um tempo. Os remédios são extremamente necessários, mas o que pode ser feito é conversar com o médico para avaliar se é possível trocar por um genérico”, frisa. 


Acompanhar as promoções e pesquisar também é importante tanto para medicações de uso contínuo e esporádico. Outro ponto, acrescenta, é que o mix de produtos em drogarias é amplo e deve-se evitar gastos desnecessários. 


“Outra questão que é tomar o cuidado ao entrar na farmácia para não cair em alguma tentação. O ideal é comprar somente aquilo que a gente precisa”, frisa. 

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.