Audiência na ALRN aborda tema da Campanha da Fraternidade em que a educação vai além da escola

 

A Campanha da Fraternidade 2022: “Fraternidade e Educação. Fala com sabedora, ensina com amor” foi tema de audiência pública que aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), na sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A iniciativa da proposição foi do deputado estadual Francisco do PT, que reuniu representantes da comunidade católica e da educação para debater sobre o assunto.

Ao abrir os trabalhos da audiência pública, o parlamentar Francisco do PT lembrou do momento em que estamos enfrentando, que, nas palavras dele, são tempos complicados e agitados. “Estamos face a face com desafios globais sem precedentes, notamos mudanças climáticas, ecológicas, crises financeiras e econômicas, vivemos fome, doenças infecciosas, o mundo todo foi abalado com a pandemia que tem ceifado milhões de vidas. É exatamente nesses momentos que mais precisamos de Fraternidade e Educação”, alertou.



“A ação conjunta da Fraternidade e da Educação são decisivas para que nós possamos nos aproveitar das virtualidades humanas e da realização plena de suas ações educativas que, para além da educação formal e escolar, propicie o humanismo integral e solidário, a cultura do encontro, a promoção e o acolhimento da paz, em detrimento do ódio, e o cuidado com a casa comum”, completou.



O deputado estadual Hermano Morais (PSB), coautor da audiência pública, por sua vez, comentou que o Poder Legislativo tem que estar presente nas grandes discussões de interesse da sociedade. Ele lembrou que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela terceira vez, pauta a educação como o assunto a ser tratado na Campanha da Fraternidade.



“Este ano o lema bíblico é ‘fala com sabedoria, ensina com amor’. Trata-se de uma preocupação com o ensino integral, com a oportunidade aos jovens de uma educação de qualidade, em um período em que se verificam falhas ainda na Educação pública e privada no País. A educação é o caminho da libertação, a oportunidade de promovermos a justiça social”, opinou. O deputado mencionou a evasão escolar agravada pela pandemia e outros aspectos da educação a serem levados em consideração. 



O coordenador estadual da Campanha da Fraternidade, o padre Robério Camilo da Silva, explicou que os temas se repetem porque não se resolvem. “A Educação precisa ser repensada, porque o mundo mudou, as relações mudaram e a grande preocupação da CNBB, em sintonia com o Papa Francisco, é com a fraternidade. A fraternidade do mundo está ameaçada, bem como o humanismo integral e solidário. Se não fortalecermos a Fraternidade teremos um grande prejuízo no mundo porque vamos fortalecer as guerras. Uns contra os outros, sem respeito”.



Padre Robério explicou que a Campanha da Fraternidade deste ano objetiva promover o diálogo, a partir da realidade educativa do Brasil, a luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.