SP registra primeiro paciente confirmado com subvariante da Ômicron BA.2

 


A cidade de São Paulo registrou, nesta segunda-feira (7), o primeiro caso confirmado com a sublinhagem BA.2 da variante Ômicron. A ocorrência foi informada pela Secretaria Municipal da Saúde.


Segundo o órgão, o exame foi coletado no dia 28 de janeiro de um homem de 22 anos, residente no município de Santo André. O morador buscou atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona leste do município de São Paulo.


Apesar de ter positivado para a doença, seus sintomas foram leves e de resolução rápida. O homem seguiu ao isolamento orientado logo que iniciou os sintomas e nenhum familiar adoeceu. Além disso, ainda informou não ter viajado. 


Subvariante BA.2 


A subvariante da cepa Ômicron do coronavírus BA.2 vem se propagando rapidamente nas últimas semanas e já foi detectada em 57 países, conforme divulgou a Organização Mundial da Saúde (OMS). 


Alguns estudos apontam que essa sub-linhagem da Ômicron pode ser mais contagiosa do que a cepa original BA.1 - a Ômicron "regular". A BA.1 e a BA.1.1 - as primeiras versões identificadas - seguem representando mais de 96% dos sequenciamentos de Ômicron incluídos no banco de dados global GISAID.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.