Macau: prefeito salineiro realiza leitura anual e presta conta dos seus atos em 13 meses de mandato, mas a casa legislativa ainda não entendeu de fato qual a sua função

 


Em mensagem anual com a presença maciça do staff de secretários e do vice-prefeito Aladim, o prefeito Zé Antônio deu desataque as obras que foram realizadas na cidade e algumas outras que estão em andamento, como também identificou valores pagos de salários atrasados.


O prefeito salineiro usou a tribuna para fazer uma prestação de contas no seu primeiro ano de mandato dando destaque as ações na pasta de saúde, infraestrutura, educação, cultura e segurança pública. Zé também destacou situações que serão realizadas em 2022. Em leitura anual o prefeito não esqueceu de mencionar que suposta auditoria " já foi concluída".


Mas


Uma situação nos chamou atenção quando o prefeito disse que recebeu mais de 426 requerimentos oriundos dos edis salineiros. Já que aparentemente demonstrava a preocupação dos edis no seu primeiro ano de mandato.


Então


Busquei informações com funcionário do legislativo sobre essa demanda apresentada pelos edis e, pasmem, segundo a informação obtida esses requerimentos apresentados ao executivo em grade parte (em torno de 70% ) referiam-se a pedido de limpeza urbana, retirada de entulhos, troca de lâmpadas, limpeza de orla das praias da zona rural, ações que o município deveriam realizar normalmente sem a necessidade de pedidos dos edis.


Quer dizer


A casa legislativa produziu, mas nem tanto assim. Pois fazer requerimentos para assuntos triviais não se pode configurar como uma preocupação latente de um vereador.  


Há já visto que


Parte dos vereadores aparecem constantemente nas redes sociais demonstrando suas visitas nas escolas, postos de saúde, praças esportivas e verificando a malha viária. Mas, no entanto, não se pronunciaram na casa legislativa que estão fiscalizando as aplicações dos recursos que o prefeito deu destaque com suas realizações, não procuram saber sobre como se encontra o ambiente de alimentação escolar e de saúde pública, as demandas que envolve os transportes escolar e de saúde que levam nossos pacientes, como se encontra o ambiente escolar com a formação dos nossos docentes, não se questionam sobre como anda a progressão e o piso salarial do magistério, a qualidade da nossa educação que tem caído no índice do IDEB e o direito de acesso universal à escola, entre outras atividades.

 

Por fim


O prefeito salineiro cumpre sua parte de apresentar números, elencar obras, desatacar ações e demonstrar aos edis que seu governo está trabalhando pensando num bem maior que é a população.


Mas como podemos ver os nossos edis ainda não estão conscientes do seu papel como legislador; pois não basta visitar obras e ambientes municipais e demonstrar as fotos logo em seguida, é preciso saber qual o papel que os mesmos devem desempenhar enquanto vereador. 


Até porque, ser um vereador, principalmente governista, é também saber qual o seu papel  nessa engrenagem.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.