Giro de noticias do estado potiguar; secretários estaduais que podem concorrer a eleição, casos de Hanseníase , Alcione em Tibau, pesca e aquicultura

 


O Poder Executivo do Rio Grande do Norte tem na sua formação 22 funções na administração direta, incluindo a governadoria e a vice-governadoria. Ou seja, 20 órgãos são classificados oficialmente com a nomenclatura de Secretarias de Estado. Além da governadora Fátima Bezerra (PT) que vai concorrer à reeleição, e o vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) pretenso candidato à Câmara Federal, tem-se que seis secretários devem concorrer ao pleito deste ano. 


Com isso, os seis secretários de Fátima Bezerra devem deixar o governo até o início de abril deste ano para disputar a eleição, já que para secretário de Estado o prazo é de seis meses que antecede o pleito, marcado o primeiro turno para o dia 2 de outubro próximo.


A lista


Os Possíveis nomes para deputado federal são: Cadu Xavier (Tributação), Fernando Mineiro (Gestão de Projetos, Metas de Governo e Relações Institucionais) e Samanda Freitas (subsecretária Trabalho, Habitação e Assistência Social).

Já para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, ou seja, vão se candidatar à deputado estadual: Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Júlia Arruda (Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos) e Pedro Lopes (Controladoria). Dos seis, o único que não concorrerá pelo PT será Jaime Calado, que disputará pelo Pros.

 

Hanseníase




Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença.


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Hanseníase do Rio Grande do Norte – PECH/RN, incentiva a Mobilização para Enfrentamento da hanseníase no mês de Janeiro e recomenda que os municípios deem visibilidade ao tema, mobilizando os gestores, profissionais e toda a população.


No Rio Grande do Norte, no período de 2011 a 2020, foram diagnosticados 2.466 casos novos de hanseníase, uma média aproximada de 250 casos novos/ano. Em 2021 foram 186 casos novos, sendo 43 na Grande Natal. Somente o município de Mossoró, considerado área endêmica para a doença, registrou 53 casos novos em 2021.


Alcione em Tibau




A cantora Alcione usou as redes sociais nesta terça-feira (11) para comunicar que testou positivo para Covid-19.


Com isso, a artista adiou o show que faria no sábado (15), em Tibau, no Rio Grande do Norte. A apresentação será em outra data, ainda sem confirmação.


“Ao realizar exames, Alcione testou positivo para Covid. Felizmente, a cantora está assintomática mas, claro, não poderá realizar os próximos shows. Agradecemos desde já o carinho de todos!”, dizia o informe.

 

Pesca e Aquicultura

 


A governadora Fátima Bezerra sancionou nesta terça-feira (11) a Lei Complementar Estadual 693/2022 que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e da Aquicultura do Rio Grande do Norte (Pedespa/RN) e o Sistema Estadual da Pesca e da Aquicultura do Rio Grande do Norte (Sisepa/RN).


A nova legislação promove o desenvolvimento sustentável dessas atividades no Rio Grande do Norte e apoio aos produtores como forma de estimular o crescimento das atividades do setor.


A lei também cria um Fundo Especial, com recursos do Orçamento Geral do Estado, para permitir o custeio de ações de fomento e ainda define um Conselho Multidisciplinar, com representantes de vários segmentos – trabalhadores, empresários, universidades e governo – para tomar decisões diante dos desafios que os pescadores e aquicultores enfrentam.

 

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.