Diálogo entre PT, PSB, PCdoB e PV avança e deve se concretizar

 

A presidente nacional do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, confirmou que na próxima segunda-feira 31, será realizada nova reunião para que seja iniciada as discussões sobre a “carta programática” da Federação entre o seu partido, o PSB, PCdoB e PV, além da continuidade do debate sobre os temas de organização. “No caso de aprovação da Federação pelos partidos, a carta será a base para orientar as ações da Federação e seus integrantes. Com deliberação por 2/3, a Federação poderá ser um instrumento cotidiano de construção de consensos e de unidade política”, afirmou Gleisi ao Portal do PT.


Na última reunião entre dirigentes do PT, PSB, PCdoB e PV às negociações para a formação de uma federação partidária avançaram nas definições de como será o comando da federação que essas legendas pretendem formar, para atuar em conjunto pelos próximos quatro anos. A direção da frente deve ser composta por 50 integrantes. A ideia é que seja estabelecido um colegiado em que cada partido tenha um número de representantes proporcional ao número de votos de cada sigla na Câmara dos Deputados.


Neste caso, o PT ficaria com 27 cadeiras, o PSB, com 15, o PCdoB e o PV teriam, cada um, 4 vagas. Para garantir que os partidos pequenos sejam ouvidos, deve ser instituída uma regra em que toda decisão precisará de um quórum mínimo de dois terços de votantes. Além disso, a federação deve ter um presidente e outros três vice-presidentes – totalizando uma vaga para cada sigla. Os partidos ainda discutem se adotarão um rodízio na presidência da federação, ou seja, em cada ano uma legenda ficaria com a presidência.

 

Fonte Agora RN


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.