Ferramenta digital da UFRN para implantação de cidades inteligentes recebe registro intelectual

 

Uma plataforma digital com ferramentas de georreferenciamento para gerenciamento, visualização e integração de dados para o contexto de cidades inteligentes foi desenvolvida por cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A SGeol (Smart Geo Layers) oferece uma interface web, bem como um conjunto de funcionalidades de alto nível, tais quais gerenciamento de informações heterogêneas provenientes de sistemas de gestão, consultas semânticas, gerenciamento de dados temporais, processamento de eventos complexos, serviços de integração de dados e visualização.

Com diversos componentes funcionais genéricos que facilitam a sua customização, o programa de computador possibilita a unificação de dados de várias fontes no ambiente da cidade inteligente e humana em municípios do porte de Natal, Mossoró e Parnamirim. Um exemplo é a perspectiva de aplicação no âmbito da educação pública, nos níveis infantil ao médio.

Isso porque nele é possível georeferenciar fatores geográficos, demográficos, escolares e e cognitivos, sociais, culturais e familiares, entre outros. Estes aspectos possuem elevada influência nos comportamentos espaciais e multifatoriais de vulnerabilidades que incidem no desempenho – as vezes, insucesso - do alunado, até mesmo antevendo casos de evasão escolar. A partir daí, pode-se desenvolver e apresentar sugestões inteligentes e sustentáveis para qualificar a gestão e governança da educação com outras políticas públicas. Um outro exemplo é o prognóstico de locais para instalação de novas unidades de saúde a partir de informações iniciais de bairros, outras unidades de saúde e de dados demográficos.

O mesmo raciocínio pode ser alargado para situações como mobilidade urbana e segurança pública dentro do contexto das cidades inteligentes e humanas. Já em 2017, a Secretaria de Planejamento de Natal já apontava a SGeol como um dos  principais projetos do programa “Natal, cidade inteligente e humana”.

Números da UFRN

Os números de registros de Programas de Computador são indicativos do grau de inovação de uma instituição. Neste ponto, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem alcançado destaque nacional, já que em 2019 alcançou o top 5 nacional no ranking do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), instituição responsável pelas concessões.

A perspectiva é de que a Instituição atinja o top 3 nacional no próximo Ranking do Instituto, já que os números de 2020 superaram em mais de 40% os dados de 2019. O documento do INPI normalmente é divulgado no segundo semestre de cada ano. As informações com os nomes dos inventores podem ser acessadas no endereço www.agir.ufrn.br, mesmo local em que os interessados podem visualizar um passo-a-passo elaborado pela equipe da Agência de Inovação (AGIR) sobre como proceder caso queiram registrar algum programa. Dúvidas adicionais podem ser solucionadas através dos telefones 99167-6589 / 99224-0076.

Foto: Cícero Oliveira

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.