É mentira que lockdown levou morador de Araraquara a comer gato

 

Após decretar novo lockdown por aumento no número de casos de covid-19, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que é do PT, precisou desmentir fake news sobre os efeitos das medidas restritivas.  A rádio Jovem Pan de São Paulo, divulgou um áudio sem autoria confirmada, no qual uma mulher afirmava que a situação na cidade era desesperadora e que pessoas estavam comendo gato para evitar passar fome.

"O prefeito aqui está tão doente e é tão absurda as ações dele, que ele fechou as entradas da cidade para que ninguém entre e ninguém saia da cidade hoje", narra a pessoa, referindo-se ao prefeito da cidade, Edinho Silva. De maneira imprecisa, ela diz que a vizinha teria comido um gato por falta de comida em decorrência do lockdown.

Araraquara foi, em fevereiro deste ano, a primeira cidade brasileira de grande porte a adotar um lockdown, restringindo a circulação de pessoas ao máximo para conter o avanço da pandemia de covid-19. Nesta semana, com um novo aumento no número de internações, novos caos e morte, a prefeitura tomou novamente a decisão de multar quem circula na cidade sem justificativa. Tanto em fevereiro quanto agora, a cidade sofreu com críticas e, eventualmente, fake news.

O prefeito Edinho Silva, reeleito no ano passado para um segundo mandato na cidade, foi às redes sociais criticar a veiculação do áudio apócrifo:

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.