Senador Jean Paul Prates afirma que é preciso apoio do governo federal para alavancar a economia em meio à pandemia

 

Fonte Brasil 61

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu 57,9 pontos em fevereiro, no Rio Grande do Norte – um aumento de 0,7 pontos na comparação com o mês anterior. O dado é da Federação das Indústrias do Estado (Fiern). Apesar de ter recuado 5,8 pontos, na comparação com fevereiro de 2020, o ICEI continua acima da média histórica, que atualmente é de 54,2 pontos. Quanto mais acima de 50 estiver o indicador, maior é a confiança entre as empresas.

Para o senador Jean Paul Prates (PT-RN), o cenário de otimismo é resultado de investimos governamentais na economia.

“No ano passado foi lançado o programa RN Cresce +: um plano multisetorial de incentivo à economia do Rio Grande do Norte. A governadora [Fátima Bezerra] lançou também um programa de refinanciamento de dívidas; mexeu com impostos para incentivar setores como hotelaria, comércio, empresas aéreas; e modernizou os incentivos empresariais, através do novo Proed”, destacou o parlamentar, que também citou o investimento em desburocratização e geração de 1.400 vagas de emprego no setor têxtil.

O senador alerta, no entanto, que todo o trabalho do governo estadual não é suficiente se não houver a colaboração do governo federal.

“As vacinas são o principal antídoto para a crise e para aumentar a confiança dos empresários. Veja o caso da China, por exemplo, que conseguiu crescer 2,3% no ano passado e já projeta crescimento de mais 6% para 2021.  É sinal de que estávamos certos quando pregávamos que era necessário, primeiro, olhar para as pessoas, que orgânica e gradualmente a economia se recuperaria”, afirma.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.