Guamaré é destaque ofertando cidadania para todos os seguimentos da comunidade

 



A Prefeitura de Guamaré está iniciando a segunda etapa do projeto que visa promover o desenvolvimento sustentável, com a locação de poços para o abastecimento de água nas comunidades. O prefeito Eudes Miranda vem acompanhando de perto os trabalhos da equipe.

A técnica consiste na injeção de corrente elétrica no subsolo, através de um conjunto de eletrodos fixados no solo, onde é possível medir a diferença de potencial elétrico do solo devido a passagem da corrente elétrica, possibilitando obter medidas das variações de um parâmetro físico em profundidade (aquífero, espessura de camadas, zonas de fraturas, etc).

“Para o sucesso da perfuração de um poço tubular, uma das fases mais importantes é a sua correta localização (locação)”, destacou Joseraldo do Vale, técnico da Fetarn, que acompanha o projeto, assessorando as atividades da Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural. O trabalho vem acontecendo em áreas coletiva, nos Assentamentos Lagoa de Baixo, Santa Maria 3 e Santa Paz.

 

Agricultura


A Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, iniciou a entrega de cerca de 20 toneladas de sementes para produtores rurais em comunidades do município.

O prefeito Eudes Miranda tem ressaltado a importância da ação, que favorece a geração de renda para famílias beneficiadas. “Nosso trabalho é baseado na busca de alternativas para o desenvolvimento do município. Essa ação vai garantir o sustento de várias famílias, e isso é muito gratificante”, disse o prefeito.

A ação de distribuição das sementes de feijão, milho e sogo tem encontrado uma boa receptividade por parte dos agricultores e das associações nos assentamentos e comunidades rurais, onde existe a agricultura de subsistência.

Capacitação


Capacitar o funcionalismo público na sua área de atuação é um requisito básico para manter a qualidade de qualquer prestação de serviço. Parte dos membros da equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Guamaré, se deslocou esta semana até a Defesa Civil Estadual, em Natal, para participar de uma capacitação relacionada ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

O treinamento tem o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão sobre riscos e desastres naturais, deixando-os cientes de incidentes sucedidos e do registro de ações preventivas. Com a capacitação, os servidores foram habilitados para exercer um trabalho eficaz e de qualidade na prestação de serviço à população de Guamaré.

 

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.