12 de fevereiro de 2021

Cosern desativa 40 gatos de energia na Ceasa em Natal

 

Equipes técnicas da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) desativaram 40 ligações clandestinas de energia elétrica - conhecidas como gato - em comércios localizados dentro da Central de Abastecimento do Estado (Ceasa) em Natal. A operação aconteceu nesta quinta-feira (11) com apoio da Polícia Militar. Uma pessoa foi presa.

Ao todo, o local conta com 443 lojas e a associação de permissionários afirmou que já havia solicitado uma fiscalização no local. O responsável por um comércio de frutas e verduras foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia Geral de Polícia (Degepol), no bairro de Lagoa Nova.

De acordo com a Cosern, a ação fez parte de mais uma fase da “Operação Varredura”. Desde janeiro, três pessoas foram presas pela polícia cometendo irregularidades (fraudes e furtos) em todo estado.

Em nota, a Administração das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) afirmou que cada loja da Ceasa possui seu próprio medidor de energia e a administração não tem autonomia para fiscalizar a rede elétrica, sendo a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) a responsável por essa fiscalização. Ainda apontou que qualquer denúncia de irregularidade na rede elétrica deve ser feita diretamente à Cosern.

Em 2020, oito pessoas foram presas em 23 ações e a Cosern recuperou mais de 2 GWh de energia que estava sendo desviada (volume suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Grossos ou de Monte Alegre por 30 dias).

 



Fonte G1RN

.