Cosern desativa 40 gatos de energia na Ceasa em Natal

 

Equipes técnicas da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) desativaram 40 ligações clandestinas de energia elétrica - conhecidas como gato - em comércios localizados dentro da Central de Abastecimento do Estado (Ceasa) em Natal. A operação aconteceu nesta quinta-feira (11) com apoio da Polícia Militar. Uma pessoa foi presa.

Ao todo, o local conta com 443 lojas e a associação de permissionários afirmou que já havia solicitado uma fiscalização no local. O responsável por um comércio de frutas e verduras foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia Geral de Polícia (Degepol), no bairro de Lagoa Nova.

De acordo com a Cosern, a ação fez parte de mais uma fase da “Operação Varredura”. Desde janeiro, três pessoas foram presas pela polícia cometendo irregularidades (fraudes e furtos) em todo estado.

Em nota, a Administração das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) afirmou que cada loja da Ceasa possui seu próprio medidor de energia e a administração não tem autonomia para fiscalizar a rede elétrica, sendo a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) a responsável por essa fiscalização. Ainda apontou que qualquer denúncia de irregularidade na rede elétrica deve ser feita diretamente à Cosern.

Em 2020, oito pessoas foram presas em 23 ações e a Cosern recuperou mais de 2 GWh de energia que estava sendo desviada (volume suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Grossos ou de Monte Alegre por 30 dias).

 



Fonte G1RN

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.