Carrossel da Leitura movimentou a literatura potiguar em Macau


O Carrossel de Leitura, projeto apoiado pela Cosern através da Lei Câmara Cascudo, movimentou a cidade de Macau com a presença de 7 escolas municipais e 431 crianças, além do público que foi levado pelo Sesi pelos professores da rede estadual de ensino. “É sempre uma grande alegria participar das edições do Carrossel da Leitura. Este evento de Macau teve um significado especial pela grande presença e participação das escolas. Fiquei impressionado com a quantidade de alunos, alunas, pais e mães. Gostei da variedade de atrações oferecidas, como a apresentação da Orquestra Filarmônica da cidade, com um repertório bem escolhido e bem executado. Alunos e alunas declamaram poemas das nossas obras. O ponto alto do evento, sem dúvida, caracterizou-se pelas apresentações ali naquele palco, com centenas de olhos postos sobre nós, autores.  A plateia gigantesca esteve atenta o tempo todo. É sempre uma grande emoção poder ler o brilho nos olhos das crianças quando recebem o nosso autógrafo nos livros”.  Ressaltou entusiasmado José de Castro, escritor, poeta e autor de literatura infanto-juvenil.

A apresentação de cada um dos escritores teve um gostinho especial com músicas, declamações, conversas, convite à participação de alunos e outros atrativos. Tudo isso gerou um clima de magia em torno da leitura. Outro momento marcante foi o da distribuição dos livros, tanto para as bibliotecas das escolas como também para alguns alunos que foram escolhidos pelos professores devido ao destaque na leitura. “O Carrossel sempre me surpreende positivamente, a cada edição o amor por esse projeto só cresce. Receber a energia das crianças, o carinho da cidade, é renovador. Esse projeto é muito lindo e muito importante para as crianças e escolas, fazer parte dele está sendo muito enriquecedor! ”  Declarou a ilustradora Flávia Duarte.


Outro destaque apontado pelos escritores convidados foi o carinho e a atenção dispensados por gestoras, professoras e demais autoridades educacionais da prefeitura da cidade, que junto ao SeSi apoiaram o evento. Os autores receberam agradecimentos  e inúmeros elogios endereçados à equipe durante e ao término do evento. 

O Carrossel, em Macau, certamente foi um marco na memória de todos os que ali estiveram se configurando como um importante protagonista na vida literária do Rio Grande do Norte em sua trajetória de se tornar um estado leitor. Cada evento do Carrossel é mais um tijolo colocado nessa importante construção da leitura como forma de expressão da cultura e da realização dos ideais de cidadania. 


“ Pegar a estrada a caminho de Macau sempre me aqueceu o coração, pois posso reencontrar na família, nos amigos e nos espaços urbanos o sentimento de estar em casa. Ao participar da caravana, pude compartilhar com um time inspirador de formidáveis artistas todo o carinho que sempre guardei por Macau. No palco do tradicional Lions Club, sob sorrisos e abraços, compartilhando sonhos e poesias, dividindo o mesmo momento mágico de incentivo a arte, renovou o afeto que sempre tive por minha terra natal. Participar dessa edição foi muito mais que um convite bem-vindo, foi um grande presente. Me senti acolhido em dobro, arrebatado pela onda de alegria e empolgação. Tenho esperança que a conexão que criamos no Carrrossel em futuros leitores e novos artistas macauenses. ” Concluiu Jádson S. Pereira, escritor, roteirista e ilustrador macauense.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.