29 de maio de 2019

Ministro da Saúde promete anunciar apoio técnico e financeiro ao RN nesta quinta



Em audiência com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta quarta-feira, 29, na sede do ministério em Brasília, a governadora Fátima Bezerra obteve o compromisso de que amanhã, quinta-feira, 30, o governo federal anunciará as medidas para recuperar e reorganizar o atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS no RN.

“Viemos aqui obter uma resposta e cobrar apoio técnico e financeiro às reivindicações que fizemos ainda no mês de fevereiro para as fortes demandas da saúde pública em nosso estado. Há três meses apresentamos documento com as demandas, necessidades imperiosas de apoio por parte do governo federal, diante das dificuldades que encontramos a área da saúde do nosso estado”, afirmou Fátima Bezerra.

O governo do estado reivindica ao governo federal recursos para reduzir a superlotação dos hospitais, serviços de urgência e emergência, filas de espera por leitos de UTI, consultas e exames especializados, cirurgias pós-trauma e eletivas, baixa cobertura vacinal, deficiência no suprimento de insumos, medicamentos e na prestação de serviços.

O governo do estado trata também com o Ministério da Saúde medidas para conter as constantes paralisações dos prestadores de serviços por atraso nos pagamentos e nos repasses aos municípios que os contratam – Natal e Mossoró - particularmente nas áreas de ortopedia, cardiologia intervencionista e neurocirurgia.

O secretário estadual de saúde Cipriano Vasconcelos vai se reunir na tarde desta quarta-feira com o secretário de atenção básica do ministério da saúde, Francisco de Assis Figueiredo, para tratar dos pontos que serão atendidos pelo governo federal. “O ministro se comprometeu a dar resposta amanhã às nossas reivindicações. Hoje à tarde estaremos definindo as solicitações a serem contempladas, e, às 18 horas, voltaremos a nos reunir com o ministro”, afirmou Cipriano.

Integrar o Hospital da Polícia Militar ao SUS, liberação de R$ 50 milhões para custeio, principalmente nas áreas de oncologia, cirurgias cardíacas, neurocirurgias e cirurgias de alta complexidade e abastecimento de insumos e medicamentos, segundo Cipriano, estão entre as prioridades.

Na reunião com o ministro da saúde, a governadora Fátima Bezerra esteve acompanhada pelo secretário de estado da saúde, Cipriano Vasconcelos, senadora Zenaide Maia e deputado federal João Maia.


gatofelix


.