Sesap reforça medidas de vigilância e monitoramento de casos varíola dos macacos no RN

 


No dia de ontem,1, a Secretaria de Saúde Pública do RN divulgou duas notas orientativas referente aos casos de Varíola dos Macacos no estado. Diante dos dados e do crescimento em todo o país da doença, a Coordenação de Vigilância em Saúde (CVS) alerta sobre o risco de casos de Monkeypox (varíola dos macacos) para que sejam reforçadas as medidas de vigilância e monitoramento de casos suspeitos com notificação imediata, bem como divulgar de maneira rápida e eficaz as orientações para resposta ao evento de saúde pública.


“A Vigilância em Saúde está em alerta para o crescimento dos casos em todo o país e no mundo. É importante destacar que o aparecimento de qualquer sintoma característico da doença, a população deve procurar uma unidade básica mais próxima de sua residência e garantir o diagnóstico precoce e oportuno para que não tenhamos surtos da doença no Estado do Rio Grande do Norte”, explica Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP.


Transmitida de animais para humanos, a Monkeypox (Varíola dos Macacos) é uma zoonose que provoca doença em humanos. Até 28 de julho de 2022, foram notificados no mundo 21.125 casos confirmados de Monkeypox, distribuídos em 77 países. No Brasil No Brasil, até o momento, foram confirmados 1.259, 1160 na Região Sudeste, 33 na Região Sul, 44 na Região Centro Oeste, 03 na Região Norte e 19 na região Nordeste e um óbito na Região Sudeste, em Minas Gerais

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.