RN precisa qualificar 87 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025

 


O estado do Rio Grande do Norte precisa qualificar 87 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025. A informação consta no Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, compilado pelo Observatório Nacional da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Do total, 21 mil devem se capacitar em formação inicial - para repor os inativos e preencher novas vagas - e 66 mil já possuem uma formação ou estão inseridos no mercado de trabalho, mas precisam se aperfeiçoar.


O gerente executivo do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra, afirma que a qualificação profissional é crucial tanto para os trabalhadores que já estão empregados quanto para aqueles que estão fora do mercado de trabalho.


“O aperfeiçoamento deve ser uma estratégia para todos os profissionais. O aprendizado ao longo da vida passa a ter um papel fundamental no mercado de trabalho nos dias de hoje.”


No Rio Grande do Norte, a demanda pelo nível de capacitação até 2025 será de:


Qualificação (menos de 200 horas): 42.576 profissionais

Qualificação (mais de 200 horas): 25.386 profissionais

Técnico: 14.264 profissionais

Superior: 5.132 profissionais


Em volume, ainda prevalecem as ocupações com nível de qualificação, cerca de 78% do total. Mas, segundo Márcio Guerra, houve um crescimento da demanda por formação em nível superior.



Fonte: Brasil 61


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.